15/06/2015

Reforço ao Ensino de Física para Cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal Farroupilha

O ensino da disciplina de Física apresenta sérias dificuldades, as quais acarretam um baixo desempenho dos alunos nas avaliações realizadas, como o ENEM.Tal situação era observada no Instituto Federal Farroupilha (IFF) – Campus Santo Augusto, campus em que trabalhei, em relação aos alunos ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Entre as causas citadas pelo aparente insucesso encontravam-se aquelas relacionadas à insatisfação e falta de interesse dos alunos em estudar a disciplina.  Pesquisas recentes revelam claramente que as disciplinas de Matemática, Química e Física são as que mais apresentam índice de reprovação e pouca aceitação pelos alunos. O reforço ao ensino de física tem por objeto analisar possibilidades de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física, já trabalhados em sala de aula. Além de desmistificar que a Física é composta de fórmulas sem sentido, os alunos simplesmente se limitam a substituir valores sem se preocupar com o conceito físico presente no problema. Visa também à superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, reforçando conceitos já ensinados e situando-os num contexto social e lógico, conscientizando os educandos de que a física está presente em seu dia-a-dia.

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Volume/Edição

Autores

  • Bertagnolli, Cibeli Marzari

Páginas

  • a

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Física, Ensino, aprendizagem

Dados da publicação

  • Data: 15/06/2015
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