REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE
Na sociedade contemporânea as informações mudam de forma cada vez mais rápida, assim surgindo uma grande necessidade de estarmos atualizados e dispostos a aprender constantemente. A educação e as instituições educativas necessitam acompanhar esses processos de mudanças da sociedade, tornando-se a formação docente uma possibilidade de melhoria à prática do professor. A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre a formação docente, investigando de forma específica as relações entre a identidade docente a partir das diferentes visões de autores selecionados; analisando sobre as práticas que embasam a formação docente inicial e continuada, fatores estes, compreendidos como etapas fundamentais para o processo de aprendizagem e desenvolvimento do profissional que atua na docência. Fundamentado sobre este campo de pesquisa, o artigo trata de um estudo de cunho exploratório, qualitativo, por meio de uma revisão bibliográfica sobre a problemática que envolve a formação inicial e continuada do professor. Em síntese conclui-se que sobre a fundamental importância da formação docente, principalmente no que tange as formações continuadas.