REFLEXÕES ACERCA DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
REFLEXÕES ACERCA DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ronis da Silva Araújo
Acadêmico de Educação Física da Universidade Norte do Paraná Campo Grande – UNOPAR CG – Campo Grande, MS, Brasil
Gildiney Penaves de Alencar
Professor Tutor Presencial do Curso de Educação Física da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR CG – Campo Grande, MS, Brasil
Mestrando em Saúde e Desenvolvimento da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS – Campo Grande, MS, Brasil
Especialista em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo pelo Instituto de Educação e Pesquisa Alfredo Torres – IEPAT – Campo Grande, MS, Brasil
RESUMO
As lutas podem ser um conteúdo muito adequado para aproximar os limites entre a escola e seus princípios de educação disciplinar, que no momento estão se perdendo. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo realizar uma breve revisão no sentido de refletir sobre a inserção das lutas na Educação Física Escolar, de modo a evidenciar sua importância neste contexto e explanar seus benefícios. As lutas são práticas corporais que acontecem por meio de disputas, elas acontecem através de técnicas, estratégias de desequilíbrio, impacto, contusão, imobilização e exclusão de um determinado espaço, sendo que essas disputas costumam ser por meio de situações e ações que envolvem ataque e defesa entre dois atletas rivais que na maioria das vezes, isso se confunde com superioridade de um indivíduo em relação ao outro. As lutas na escola devem contemplar, por meio dos objetivos e conteúdos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, os domínios do comportamento humano, ou seja, o aspecto motor (pelas habilidades exigidas), cognitivo (intelectual, linguagem e construção), afetivo (discriminação e confiança) e social (trabalhos coletivos). O aspecto conclusivo deste trabalho nos mostra que é possível desenvolver o tema lutas nas escolar, seja na Educação Física ou em caráter interdisciplinar, adaptando os espaços e matérias. O tema pode ser apresentado não apenas com uma modalidade de luta, mas também como brincadeiras e jogos, podendo ser individual ou em grupo. De uma forma geral, é de extrema importância a inserção deste conteúdo na Educação Física Escolar por trazer diversos benefícios muito além dos físicos e motores, mas também cognitivos, afetivos e sociais, podendo ser amplamente utilizado em qualquer circunstância da vida.
Palavras-chave: Esportes de Luta. Educação Física. Escolas.
REFLECTIONS ON FIGHTING IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION
Ronis da Silva Araújo
Gildiney Penaves de Alencar
ABSTRACT
Fights can be a very appropriate content to bring the boundaries between the school and its principles of disciplinary education, which are being lost at the moment. In this perspective, this work aims to make a brief review in order to reflect on the insertion of the struggles in Physical School Education, in order to highlight its importance in this context and to explain its benefits. The struggles are corporal practices that happen through disputes, they happen through techniques, strategies of imbalance, impact, contusion, immobilization and exclusion of a certain space, being that these disputes are usually through situations and actions that involve attack and defense between two rival athletes who most of the time, this is confused with superiority of one individual in relation to the other. The struggles at school should contemplate, through the objectives and contents proposed by the National Curricular Parameters, the domains of human behavior, ie, the motor aspect (by the required skills), cognitive (intellectual, language and construction), affective (discrimination and trust) and social (collective work). The conclusive aspect of this work shows us that it is possible to develop the theme fights in the school, either in Physical Education or in an interdisciplinary character, adapting the spaces and subjects. The theme can be presented not only with a fight mode, but also as games and games, being individual or group. In general, it is extremely important to insert this content in School Physical Education because it brings many benefits far beyond physical and motor, but also cognitive, affective and social, and can be widely used in any circumstance of life.
Keywords: Fighting Sports. Physical Education. Schools.
1 Introdução
A aula de Educação Física é um espaço que deve ser motivado com novos conteúdos, a fim de levar os alunos à compreensão do mundo perante os conhecimentos que estão visivelmente expostos à sociedade. Desta forma, o ensino das lutas no contexto escolar se torna fundamental neste momento, onde nos deparamos com uma imensa incerteza cultural, política e estrutural.
As lutas podem ser um conteúdo muito adequado para aproximar os limites entre a escola e seus princípios de educação disciplinar, que no momento estão se perdendo. É importante destacar que novos conteúdos geram maior motivação e interesse por parte dos alunos.
Ensinar lutas significa educar-se para educar, sendo que seu processo de ensino e aprendizagem deve-se pautar em conteúdos e estratégias que favoreçam os conhecimentos. É preciso que eles não fiquem somente no lado de dentro dos muros das escolas, é preciso que sejam provocadas mudanças de atitudes, para que novas atitudes possam surgir na resolução dos desafios do dia a dia (OLIVEIRA; REIS FILHO, 2013).
Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo realizar uma breve revisão no sentido de refletir sobre a inserção das lutas na Educação Física Escolar, de modo a evidenciar sua importância neste contexto e explanar seus benefícios.
2 Lutas e educação física escolar: Reflexões
Os conteúdos da Educação Física muitas vezes não são contemplados de forma abrangente, utilizando apenas as modalidades coletivas para alcançar alguns objetivos. Pensando nesta vertente, as lutas, de uma forma geral, podem estar inseridas entre os conteúdos presentes na Educação Física Escolar.
As lutas são práticas corporais que acontecem por meio de disputas, elas acontecem através de técnicas, estratégias de desequilíbrio, impacto, contusão, imobilização e exclusão de um determinado espaço, sendo que essas disputas costumam ser por meio de situações e ações que envolvem ataque e defesa entre dois atletas rivais que na maioria das vezes, isso se confunde com superioridade de um indivíduo em relação ao outro (BRASIL, 1997).
Apesar de haver embasamento teórico e efetivas afirmações positivas no que diz respeito ao trabalho das lutas na escola, o que mais se destaca são as indagações: É necessário trabalhar as lutas na escola? Em que elas agregam conhecimento? Como eu trabalho com as lutas? Qual método e quais benefícios elas trazem? Isso acontece pela falta de conhecimento, de possibilidades e muitas vezes pelo medo de trabalhar um conteúdo que ainda sofre preconceito.
A inclusão das lutas nas aulas de Educação Física proporciona ao aluno integrar-se aos movimentos humanos, fazer com que eles consigam enxergar não somente como uma luta de defesa ou ataque, mas o que ela oferece destes seus conhecimentos filosóficos, históricos de educação e respeito dentro e fora da escola, oferecendo ao aluno um conhecimento que lhe sirva para a vida toda.
A Educação Física em toda a sua conjuntura existencial contém forte ligamento com a cultura corporal de movimento, uma vez que temos como exemplo maior, a presença dos esportes, das danças, dos jogos e das lutas (BRASIL, 1997; ARAÚJO; SANTOS, 2012).
Incluir as lutas na escola implica em perseverança e determinação de um ideal educativo diante da realidade encontrada com as crianças. Porém, alguns aspectos devem ser levados em consideração para que isso ocorra. São eles:
a) O conhecimento do professor a respeito da história de vida das crianças: esse aspecto é fundamental para que seja possível realmente se inteirar com a realidade do aluno, tornando a prática das lutas um ato de aproximação;
b) Capacitação profissional: se faz necessário o conhecimento e reciclagem sobre movimentos básicos e atualização do profissional (professor) para que seja abordado este conteúdo de forma efetiva;
c) Não atuar apenas com a técnica: o professor precisa se atentar em não apenas explorar a técnica dos movimentos presentes nas lutas, mas principalmente deixar as crianças exporem seus medos, seus sonhos, suas dúvidas a respeito de quase tudo que as cercam, um sentido mais abrangente.
Nota-se que com os anos de treinamento os jovens adquirem maior confiança em si e, dessa forma, obtêm constantes vitórias sobre seus limites. As vitórias alcançadas e os fracassos obtidos provocam mudanças positivas no que diz respeito ao medo, à desconfiança, à preguiça e à indecisão.
O papel das lutas dentro da Educação Física Escolar será o de transcender aquilo que se apresenta como senso comum, desmistificando formas já arraigadas e equivocadas sobre o entendimento das diversas práticas e manifestações corporais. Desse modo, prioriza-se a construção do conhecimento sistematizado como oportunidade ímpar, de reelaboração de ideias e práticas que por meio de ações pedagógicas, intensifiquem a compreensão do aluno sobre a gama de conhecimento produzido pela humanidade e suas implicações para a vida (BRASIL, 1997; BARROS, 2014).
As lutas na escola devem contemplar, por meio dos objetivos e conteúdos propostos pelos PCN, os domínios do comportamento humano, ou seja, o aspecto motor (pelas habilidades exigidas), cognitivo (intelectual, linguagem e construção), afetivo (discriminação e confiança) e social (trabalhos coletivos) (BRASIL, 2017).
A grande questão em explorar as lutas ainda nas séries iniciais do ensino fundamental consiste em oportunizar as crianças a desenvolverem a coordenação motora, com o propósito de ampliar seu repertório de movimento para a prática de outros esportes nas séries futuras. De acordo com Gallahue, Ozmun e Goodway (2013), a coordenação motora é de grande relevância no início da infância, pois esta é a fase na qual a criança começa a controlar seus movimentos fundamentais por meio de experiências concretas que tem, para posteriormente especializar estes movimentos, por meio de uma atuação em conjunto entre o sistema nervoso e central e a musculatura.
Os profissionais da educação e da Educação Física vivem os desafios de ensinar a prática da luta na escola, pois os educandos de hoje serão os educadores de amanhã. Portanto, é necessário desenvolver certas competências para que se possam ter oportunidades de construir uma sociedade mais pacífica, e não o contrário.
Praticar a aula de lutas não deve ter o intuito de lutar, mas, sim, de acompanhar o aluno no seu desenvolvimento dentro e fora da escola. Saber respeitar seus amigos e seus pais e trabalhar em grupo, propiciando, portanto, no esporte de luta, uma forma de conduzir o aluno para o aprendizado em todos os aspetos da educação, fator fundamental para o desenvolvimento da criança.
O professor tem um papel fundamental na aprendizagem diversificada dos alunos, fazendo com que eles melhorem o comportamento e a aprendizagem em outras disciplinas. A vivencia do aluno com novas competências e habilidades impostas nas aulas de Educação Física traz conteúdos importantes para seu cotidiano visando sempre a cultura corporal.
Falar de projetos que envolvem lutas em seu contexto não é tão fácil. As pessoas hoje em dia demonstram-se assustadas e acham que não é a forma mais correta de se educar uma criança. O que elas não veem é que, por meio do ensino de lutas é possível chamar a criança para sua realidade, envolvendo-a, e só assim explicar de forma íntegra a interação social que a criança adquire por meio do esporte.
É importante que todo o trabalho realizado por meio de atividades nos esportes de lutas, a ideia é que seja contextualizada, a relação entre as questões práticas e as teóricas. Por meio das observações e oficinas, os professores podem estabelecer uma interação entre o contexto de ensinar as lutas.
A partir do momento em que exista uma relação mais proveitosa entre os professores com seus alunos, por meio da ludicidade, as habilidades existentes são estimuladas e ocorre o surgimento de outras, sempre primando por um relacionamento afetivo e de respeito (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013).
Enfim, os professores devem tornar todas as atividades de lutas regradas pela ludicidade e, a partir disso, desenvolver apontamentos mais técnicos, considerando que, na escola, o que se espera é que os alunos conheçam novas possibilidades de esportes.
Desta forma, o trabalho das lutas no contexto escolar é de extrema importância, já que auxilia não somente na questão física e motora, mas também cognitiva e afetivo social do aluno, envolvendo o respeito, companheirismo, formação de estratégias, controle do corpo e da mente (ALESSI; BOEIRA, 2017).
3 Considerações Finais
O aspecto conclusivo deste trabalho nos mostra que é possível desenvolver o tema lutas nas escolar, seja na Educação Física ou em caráter interdisciplinar, adaptando os espaços e matérias. O tema pode ser apresentado não apenas com uma modalidade de luta, mas também como brincadeiras e jogos, podendo ser individual ou em grupo.
De uma forma geral, é de extrema importância a inserção deste conteúdo na Educação Física Escolar por trazer diversos benefícios muito além dos físicos e motores, mas também cognitivos, afetivos e sociais, podendo ser amplamente utilizado em qualquer circunstância da vida.
Quando se trata das lutas como conteúdo da Educação Física Escolar, devem procurar atender na escola, sobretudo, os mesmos objetivos das disciplinas pertencentes à grade curricular, cumprindo seu papel relevante frente à comunidade.
Referências
ALESSI, A.; BOEIRA, W. N. S. Os benefícios das lutas e como trabalhar esse conteúdo na Educação Física Escolar. 8º Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. Universidade Estadual de Londrina, 2017.
ARAÚJO, B. C. L. C.; SANTOS, B. T. P. Cultura corporal e lutas: aproximações a partir da formação de professores. VI Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão, 20 a 22 de setembro de 2012.
BARROS, A. M. Os conteúdos e a prática pedagógica dos professores de Educação Física: análise do Currículo do Estado de São Paulo. 195 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências do Campus de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Rio Claro, 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. v. 7. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017.
GALLAHUE, D.; OZMUN, J.; GOODWAY, J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: AMGH Editora, 2013.
OLIVEIRA, S. B.; REIS FILHO, A. D. Ensino de lutas na escola: elemento pedagógico ou estímulo à violência? Revista Lecturas: Educación Física y Deportes, año 18, n. 180, 2013.