REFERENCIAIS DE QUALIDADE PARA PROJETOS DE CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
RESUMO: Educação a Distância é uma modalidade de ensino que permite a flexibilidade dos horários em relação aos estudos, onde docentes e discentes estão separados espacialmente, mais unidos pela tecnologia de comunicação através das inúmeras ferramentas tecnológicas. Este estudo se deu através de levantamentos bibliográficos, onde se observou na comunidade acadêmica a necessidade do levantamento do tema em questão, devido alguns discursos na comparação da qualidade entre os cursos nesta modalidade de ensino versus os presenciais. A Educação a Distância no Brasil se caracterizou pela criação da Fundação do Instituto Rádio Monitor no final da década de 30, e posterior com o Instituto Universal Brasileiro, em 1941, onde seu objetivo era formar profissionais para atuar no mercado de trabalho, nas mais diferentes áreas do conhecimento. A perspectiva pedagógica a qual caracteriza este cenário no Brasil é marcada pela democratização do acesso ao ensino na modalidade à distância, onde todas as ações e programas voltados para essa modalidade se dá pela parceria entre o MEC, e as mais diversas instituições, que procuram aproximar as pessoas nas diferentes regiões do Brasil garantindo acesso à educação de qualidade. Desta forma se faz necessário uma tabela de rotinas diárias, com horários de estudos pré-estabelecidos que melhor se encaixe em cada rotina habitual, a administração é necessária para alcançar o sucesso na aprendizagem, no desenvolvimento e na qualidade de ensino. Este ensino contribui para o conhecimento, onde o sentido da Educação a Distância é possibilitar a autoaprendizagem dos alunos.