PESQUISAS DE EVASÃO DISCENTE NO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIA: REFLEXÕES SOBRE A FACETA IDEOLÓGICA.
Este estudo busca a confecção de um ensaio teórico cujo objetivo é refletir sobre a faceta ideológica nas pesquisas de evasão discente no campo da administração universitária no Brasil. Dentre os resultados obtidos, percebe-se forte atuação do poder ideológico no campo da pesquisa científica na qual a manipulação das ideias e distorção de informações, condiciona a interpretação do fenômeno da evasão discente paralelo aos interesses do sistema capitalista dominante, vinculado a perspectiva de melhoria do desempenho a qualquer custo e melhores posições competitivas. Ilustra-se a faceta ideológica, contrastando com o tema da evasão estudantil, onde é perceptível a desvirtuação das informações levando a uma interpretação negativa do fenômeno, com forte apelo para redução desta ocorrência, por meio de estratégias de retenção. Além disso, destacando os benefícios ao sistema de ensino e a própria sociedade, sem considerar problemas como, por exemplo, a perda de satisfação e realização pessoal do estudante.