25/10/2016

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL ANGELINA FRANCISCON MASUTTI DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DE JÚLIO - MT

Esta pesquisa teve por objetivo analisar as percepções ambientais reveladas por alunos do ensino Fundamental da Escola Estadual Angelina Franciscon Masutti do município de Campos de Júlio, MT. Para a coleta dos dados utilizou-se a produção de ilustrações, acompanhado com uma frase realizada por 69 alunos. Foram representadas pelos alunos as categorias natureza, meio de vida, problema e recurso. Na categoria natureza os desenhos possuíam ilustrações de aspectos naturais, como a água, solo, nuvens, sol, a fauna e a flora. Notou-se que nas representações os alunos colocam a figura humana com um ser a parte da natureza, pois, de 69 representações o ser humano aparece apenas em nove ilustrações correspondente a 13,04% dos desenhos. Os resultados dessa pesquisa revelaram que apesar da categoria natureza, cujo homem está dissociado do meio ambiente ter uma forte expressividade através dos desenhos, em ambas as formas de investigação, ou seja, tanto através dos desenhos quanto das frases, a categoria problema também obteve grande representação sendo maior através das frases, onde os alunos demonstraram estarem ciente dos problemas ambientais.

Introdução

Os problemas ambientais são temas globais, porém a sociedade em geral ainda apresenta uma visão simplista a seu respeito. Segundo Oenning e Carniatto (2009, p.2) “existe uma grande dificuldade em se compreender a complexa ligação entre homem e meio ambiente e, sobretudo a dimensão dos impactos da interferência humana no meio natural”.

Uma das formas de desenvolver esta sensibilização nas pessoas é através da Educação Ambiental, que de acordo com Freitas e Maia (2009) surge como uma ferramenta na defesa do meio ambiente e ajuda a reaproximar o homem da natureza, garantindo um futuro com mais qualidade para todos.

A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”.

A crise ambiental está intimamente ligada a uma crise de percepção, onde a visão do ser humano e sua relação com o ambiente se estabelece muitas vezes de forma distorcida. Para Guerra e Taglieber (2007), a reflexão sobre meio ambiente contribui para a formação do Ser humano-cidadão, no sentido de eleger um projeto político que contemple suas pretensões e da sociedade que está inserido.

Nesse sentindo, a percepção ambiental é a visão de cada individuo sobre o ambiente o que contribuiu para a interação negativa ou positiva do mesmo com o meio a sua volta, considerando as influencias ideológicas de cada sociedade. Para Vestena et al., (2003, p.05) “a percepção individual que se tem de uma determinada área ou lugar pode ser expressa por meio de mapas falantes. Estes são imagens que uma pessoa faz e transporta em seu sistema cognitivo, derivadas da experiência num local ou das informações que dele tenha”.

Conduzido por esta perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar as percepções ambientais reveladas por alunos do ensino Fundamental da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti.

Introdução

Os problemas ambientais são temas globais, porém a sociedade em geral ainda apresenta uma visão simplista a seu respeito. Segundo Oenning e Carniatto (2009, p.2) “existe uma grande dificuldade em se compreender a complexa ligação entre homem e meio ambiente e, sobretudo a dimensão dos impactos da interferência humana no meio natural”.

Uma das formas de desenvolver esta sensibilização nas pessoas é através da Educação Ambiental, que de acordo com Freitas e Maia (2009) surge como uma ferramenta na defesa do meio ambiente e ajuda a reaproximar o homem da natureza, garantindo um futuro com mais qualidade para todos.

A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.”.

A crise ambiental está intimamente ligada a uma crise de percepção, onde a visão do ser humano e sua relação com o ambiente se estabelece muitas vezes de forma distorcida. Para Guerra e Taglieber (2007), a reflexão sobre meio ambiente contribui para a formação do Ser humano-cidadão, no sentido de eleger um projeto político que contemple suas pretensões e da sociedade que está inserido.

Nesse sentindo, a percepção ambiental é a visão de cada individuo sobre o ambiente o que contribuiu para a interação negativa ou positiva do mesmo com o meio a sua volta, considerando as influencias ideológicas de cada sociedade. Para Vestena et al., (2003, p.05) “a percepção individual que se tem de uma determinada área ou lugar pode ser expressa por meio de mapas falantes. Estes são imagens que uma pessoa faz e transporta em seu sistema cognitivo, derivadas da experiência num local ou das informações que dele tenha”.

Conduzido por esta perspectiva, este estudo teve por objetivo analisar as percepções ambientais reveladas por alunos do ensino Fundamental da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti.

Material e Métodos

Área de estudo

A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti situada na área urbana do município de Campos de Júlio. Esta escola atendia alunos de toda cidade e também da área rural. A escola recebe alunos das séries iniciais, do ensino fundamental, ensino médio e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O município de Campos de Júlio está localizado na região oeste do Mato Grosso, em uma distância de 520 km da capital Cuiabá uma população 6019 habitantes. O município tem como base econômica a agricultura, com grandes propriedades de culturas de soja e milho.

Público Alvo

A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental onde participaram uma turma de cada série, sendo: do 6º ano (n = 21), 7º ano (n = 17) do período vespertino e 8º ano (n = 12) e 9º ano (n = 19) do período matutino. A escolha das séries partiu do pensamento em que a partir do 6º Ano em diante os alunos já são capazes de atribuir significado aos elementos do meio, ou seja, conseguem fazer uma análise mais detalhada dos componentes do meio e entender como eles interagem.

Etapas da pesquisa

Foi solicitado autorização prévia a direção do Colégio para a realização da pesquisa, foi explicado aos alunos presentes, a importância do projeto e como este seria realizado. Então foi proposto que os mesmos elaborassem um desenho acompanhado de uma frase que representasse a sua percepção sobre o meio ambiente. A pesquisa aconteceu nos dias 13-12-2011 e 15-12-2011, com duração de uma aula-hora. Foram elaborados 69 desenhos gráficos pelos estudantes. Ao término das atividades as mesmas foram recolhidas, organizadas e posteriormente analisadas.

Procedimento metodológico

Para análise das representações do meio ambiente dos alunos, foram utilizadas as categorias de análise propostas por Sauvé et al., (2000) modificado por Sato (2001). Foram agrupadas na seguinte forma: 1) Como natureza; 2) Como recurso que devemos gestionar; 3) Como problemas que devemos solucionar; 4) Como sistema; 5) Como meio de vida; 6) Como biosfera; 7) Como projeto de vida.

 

Resultados e discussão

Representação do meio ambiente dos alunos através dos desenhos

Na pesquisa foram elaborados um total de 69 desenhos pelos estudantes do 6º ano (n = 21), 7º Ano (n = 17), 8º ano (n = 12) e 9º ano (n = 19). No 6º ano do Ensino Fundamental os alunos representaram duas categorias, sendo que 81% representaram a categoria Natureza. A categoria Meio de vida foi representada por 19% dos alunos (Figura. 01).


Figura 01. Representação ambiental dos alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti do município de Campos de Júlio - MT.

Nesta turma, a maioria dos alunos percebem o meio ambiente como objeto de contemplação, como natureza “para apreciar, para respeitar, para preservar” (SAUVÈ, 2005), essa visão romântica em relação ao meio ambiente pode ter sido influenciada pela idade dos mesmos ou pelos livros infantis, já que é comum a leitura destes livros por alunos destas idades.

Em 100% dos desenhos, foram ilustradas árvores, que quando frutífera apresentavam cores fortes e com formato de maça. Outro elemento observado foi o sol, aparecendo em 88,23% dos desenhos. Os animais, como borboletas, pássaro, coelho, galinha e peixe também foram ilustrados nesta categoria em 41,18% dos desenhos, na Figura 02 são visualizados elementos como casa e rodovias contemplando a categoria meio de vida.

Figura 02. Representação da categoria natureza (a e b) e meio de vida (c e d) produzido por alunos do 6º ano da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti do município de Campos de Júlio - MT.

 

No 7º ano foram entrevistados 17 alunos, onde 47% representaram a categoria Problema ilustrando poluição e desmatamento. A categoria Natureza foi representada por 35% da turma, e a categoria Meio de vida foi representada por 18% onde os mesmos ilustraram casas e carros (Figura 03).

Na categoria Problema os alunos desenharam rios poluídos, desmatamento de florestas e queimadas (Fig. 03). Os alunos expressaram de forma crítica a realidade do meio ambiente, chamando a atenção para a poluição e o desmatamento como um problema que devemos solucionar.

Figura 03. Representação da categoria problema (a e b), natureza (c, d, e, f) produzido por alunos do 7º ano da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti do município de Campos de Júlio - MT.

 

Estes resultados vão de encontro ao trabalho realizado por Torres (2005) ao questionar os alunos sobre os problemas prejudiciais ao meio ambiente, 60% dos alunos relacionaram o desmatamento e as queimadas e 40% dos alunos relacionaram as queimadas, desmatamento e o lixo como principais fatores destruidores do meio ambiente.

Na pesquisa realizada por Pereira (2011), na categoria natureza os desenhos apresentaram composições bastante coloridas e as árvores apresentaram tamanhos dominantes em relação aos demais componentes presentes no meio. Em muitos casos, observou-se a presença de frutos vermelhos representando maçãs ou cerejas (Fig.03).

Na categoria meio de vida, os alunos desenharam o ambiente construído como um lugar para se viver e também para prática de esporte como mostra a figura 07.

No 8º ano, 67% representaram a categoria Problema, a categoria natureza foi representada por 25% dos alunos, e 8% dos alunos representaram a categoria meio de vida ilustrando casa em meio à natureza (Figura 04).

O problema mais notado pelos alunos foi a poluição dos rios e lixos sendo representado em 100% dos desenhos, as queimadas e o desmatamento também foram lembrados, porém com menor intensidade (Fig.04).

Figura 04. Representação da categoria problema (a e b), natureza (c e d) e meio de vida (e) produzido por alunos do 8º ano da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti do município de Campos de Júlio - MT.

 

Na pesquisa desenvolvida por Malafaia e Rodrigues (2009) ao investigar o que os alunos de uma escola municipal do ensino fundamental consideram como problema ambiental os itens mais citados pelos alunos foram aquecimento global, lixo nas ruas, poluição do ar, desmatamento e queimadas.

Na categoria Natureza observaram-se desenhos com a presença de coqueiros, o rio tranquilo e limpo. Assim como no trabalho de Queiroz (2008), há presença do sol como uma imagem personalizada (Fig.04). Na categoria meio de vida, o aluno ilustrou o ambiente com uma casa em meio a outros componentes da natureza (Fig.04).

No 9º ano participaram da pesquisa um total de 19 alunos. A categoria natureza foi representada por 95% dos alunos, e apenas 5% representaram a categoria Meio de vida em sua produção (Fig.05).

Os desenhos possuíam ilustrações de aspectos naturais, como a água, solo, nuvens, sol, a fauna e a flora, excluindo o ser humano (Fig.05). De acordo com Sato (1997 p.28) “nessa concepção, a natureza é o ambiente original e “puro” no qual os seres humanos estão dissociados e no qual devem aprender a relacionar-se para enriquecer a qualidade de “ser”.

Figura 05. Representação da categoria natureza (a e b) e meio de vida (c) produzido por alunos do 9º ano da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti do município de Campos de Júlio - MT.

 

Observou-se que nesta turma a categoria natureza foi contemplada com intensidade. Diante do fato notou-se que a maioria dos alunos desta série não se vê como parte integrante do meio ambiente, apresentando uma visão em que os elementos da natureza são hipervalorizados em relação ao elemento humano.

Essa visão conservacionista do meio ambiente pode ser influenciada pela mídia que muitas vezes mostra o meio ambiente enaltecido como opção de lazer, conforme Sato (1997 p.25), “a mídia tem contribuído para a formação de (pré) conceitos sobre as questões relativas ao ambiente”.

Apenas um aluno expressou em sua produção a categoria meio de vida. Interessante notar que o mesmo fez com lápis uma divisão em sua folha onde escreveu que de um lado seria o meio ambiente um. No desenho aparece uma árvore de porte grande, gramíneas e um rio com água limpa. Do outro lado da folha o aluno ilustrou uma casa grande com chaminé e algumas gramíneas, percebe-se se que o aluno entende que o meio em que se vive está dissociado do ambiente como natureza (Fig.05).

 

Representação do meio ambiente dos alunos através das frases

Através das frases os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano contemplaram as categorias: Natureza, Meio de vida e Problema. A categoria recurso foi representada apenas pela turma do 7º ano. As categorias Sistema, Biosfera e Projeto não foram representadas na percepção de meio ambiente e apenas 10,76% do total de alunos não escreveram, sendo enquadrados na categoria NE (Quadro 01).

Quadro 01. Representação ambiental através das frases dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti do município de Campos de Júlio - MT.

Categorias

6º ano %

7º ano %

8º ano %

9º ano %

Problema

66,7

23,53

58,33

84,21

Meio de vida

14,28

47,07

16,67

10,52

Natureza

14,28

5,88

25

5,2

Recurso

0

17,64

0

0

Sistema

0

0

0

0

Projeto

0

0

0

0

NE

4,77

5,99

0

0

 

A categoria problema foi citada com maior intensidade pelos alunos 6º, 8º e 9º ano ultrapassando 50%. Os alunos escreveram frases de conscientização alertando quanto à importância de cuidar do meio ambiente induzindo a reflexão sobre os diversos problemas ambientais e a importância de resolve- lós para um mundo melhor.

       

“Não mata os animais não derruba as árvores não polua o mar e mata os peixes e não bota fogo” (Aluna do 6º ano)

“Jogue lixo no lixo” (Aluno 7ºano)

“Você gostaria de seu rio e sua cidade poluída não então não jogue lixo na rua mais sim no lixeiro sem poluição é melhor para saúde de todos” (Aluna 8ºano)

“Preserve o pouco que ainda nos resta” (Aluna 9ºano)

 

A segunda categoria com maior representatividade, foi a Meio de vida que foi contemplada por todas as turmas. Porém com maior citação na turma do 7ºano, os alunos chamaram atenção para o cuidado com a natureza e a importância de um meio ambiente saudável.

 

“Se nos destruirmos o meio ambiente nos ficaremos sem ar e morreremos cuide do meio ambiente pelo menos tente você”. (Aluna do 6º ano)

“O meio mais fácil de ter um futuro melhor começa pela preservação do meio ambiente”. (Aluno 7ºano)

“Cuide do ambiente, pois no futuro precisaremos dele” (Aluno 8ºano).

“Respeitem o meio ambiente, pois nossas vidas dependem dele” (Aluna 9ºano).

 

A categoria natureza também foi contemplada através das frases, nas citações os alunos demonstraram uma supervalorização do meio ambiente, utilizando adjetivos para referir-se ao meio ambiente.

 

“A paisagem é linda de natureza” (Aluna do 6º ano)

“Cuide do meio ambiente, pois ele é um tesouro” (Aluna do 7º ano).

A minha vida reflete na luz do sol” (Aluna do 8º ano)

A natureza é boa” (Aluna do 9º ano)

 

A categoria recurso foi representada apenas pelos alunos do 7º ano onde os mesmos enfatizaram a importância de cuidar do meio ambiente, demonstrando que este é um dever de todos. Na frase o aluno demonstrou que é necessário tomar decisões corretas para assegurar os recursos naturais.

 

“O meio ambiente é para ser cuidado para não poluir os rios e lagos etc” (Aluno 7º ano).

 

Comparação da representação do meio ambiente por desenhos e frases

Ao fazer uma comparação da representação do meio ambiente por desenho e frases, nota-se em muitas situações que há desconexão entre o que os alunos escreveram e o desenho elaborado pelos mesmos, diferente do trabalho realizado por Torres (2010) onde as frases estavam sempre relacionadas com os desenhos.

No 6º e no 9 º ano a categoria com maior representação de percepção do meio ambiente através dos desenhos foi a Natureza, porém através das frases a categoria problema foi a que mais se destacou como percepção de meio ambiente.

O que pode ter ocorrido, é que, ao realizarem os desenhos os alunos produziram o meio ambiente da maneira que gostariam que fosse dando espaço á imaginação, e ao elaborarem as frases posicionaram-se de forma crítica, apontando os problemas reais do meio ambiente.

No 7 º ano, os alunos expressaram através dos desenhos a conscientização em relação aos problemas ambientais elegendo a categoria problema como percepção do meio ambiente. Através das frases os alunos relacionaram a importância do meio ambiente saudável para sobrevivência humana expressando a categoria meio de vida como noção de meio ambiente.

No 8º ano, tanto através dos desenhos quanto das frases, a categoria problema foi a que mais se destacou como percepção do meio ambiente, as categorias natureza e meio de vida também foram representadas, porém com menor amplitude.

Esperava-se que os alunos contemplassem a categoria recurso com maior intensidade, já que a cidade de Campos de Júlio tem como potencial econômico grandes propriedades de lavouras, porém, não foi o que aconteceu. A categoria recurso apareceu apenas no 7º ano, através das frases. Este fato pode estar relacionado com o convívio intenso dos alunos com a prática da agricultura, visto que alguns dos alunos residem ou têm familiares em área rural ou a falta de projeto escolar que vise a sensibilização dos mesmos em relação à realidade local.

 

Percepção ambiental dos alunos

Após reunir os elementos fornecidos pela pesquisa, torna-se possível fazer algumas considerações acerca da percepção ambiental dos alunos como um todo. No que diz respeito às produções de desenhos realizados pelos alunos, os resultados obtidos corroboram com as afirmações de Sauvé (2005) em que a representação do meio ambiente como natureza é uma lacuna entre o ser humano e natureza, onde surgem os atuais problemas socioambientais, sendo importante eliminar para reconstruir nosso sentido de pertencer à natureza.

Notou-se que nas representações os alunos colocam a figura humana com um ser a parte da natureza, pois de 69 representações o ser humano aparece em apenas nove ilustrações correspondente a 13,04% dos desenhos. Para Neto e Lima (S-D), a noção de que o ambiente diz respeito somente à natureza intocada pelo homem é um obstáculo à EA, por se tratar de uma concepção incompleta, já que a problemática ambiental está ligada a questão social, de como ocorre a relação sociedade e meio ambiente.

Os desenhos onde aparece a figura humana em 100% estão cercados por paisagem natural. Esse resultado vai de encontro à visão de Quintas (1995) apud Silva e Leite (S-D p.03) “que o ser humano pensa e age como se estivesse fora do ambiente”.

As plantas foram representadas em 95,65% dos desenhos, o que reafirma a percepção naturalista dos alunos em relação ao do meio ambiente.

Outra categoria que apresentou grande expressividade entre os alunos tanto por meio das frases quanto por desenhos foi à categoria problema. Observou-se que apesar do olhar romântico que os alunos tem da natureza os mesmos fizeram comentários sobre o ambiente afetado pelo ser humano.

Diante dos fatos, percebeu-se que os alunos indicam que os problemas ambientais são provocados pelo o homem, pois em suas produções estão presentes atos humanos negativos em relação ao meio.

Os estudantes, elegeram o lixo e a poluição como os maiores problemas ambientais visto que os mesmos foram ilustrados em 100% dos desenhos na categoria problema. Com menor intensidade, outros problemas também foram citados como desmatamento, queimadas e aquecimento global.

De acordo com Oenning e Carniatto (2009) é importante que os alunos tenham conhecimento sobre os vários tipos de problemas ambientais que ocorrem no mundo, entretanto devem valorizar principalmente os problemas locais.

Observou-se no estudo que a percepção de problemas ambientais dos alunos concentrava-se naqueles que são mais facilmente visualizados e os que são mais abordados nas escolas. Notou-se que em nenhuma das formas investigativas os alunos referiram-se o uso de agrotóxico nas lavouras e a monocultura como um problema ambiental, já que é uma realidade na qual estão inseridos, visto que a cidade de Campos de Júlio é rodeada de grandes propriedades de cultura de soja, milho e algodão.

Nesse sentido, cabe aos professores elaborarem atividades de Educação ambiental com objetivo de levantar questões para a sensibilização em torno dos problemas ambientais locais, pois de acordo com Carvalho et al., (2009, p.08), “a formação de alunos ecologicamente comprometidos permite que cada qual investigue, reflita e aja sobre efeitos e causas dos problemas ambientais que afetam a qualidade de vida e a saúde da população”.

No7º ano também foi representada à categoria recurso, porém de forma pouco expressiva (16,24%) o que demonstrou uma concepção pouco elaborada do que seja o meio ambiente. Para Sato (1997) ver o ambiente como recurso é saber que devemos tomar decisões corretas para assegurar os recursos para o nosso atual e para as futuras gerações (Figura 06).

 


Figura 06: Representação de meio ambiente através dos desenhos (a) e frases (b) dos alunos da Escola Estadual Angelina Franciscon Mazutti, do município de Campos de Júlio – MT

A noção de meio ambiente como sistema, biosfera e projeto de vida não foram representadas pelos alunos, visto então que se torna necessário a implantação de projetos na escola que não vise apenas à sensibilização dos alunos em torno dos problemas ambientais, mas também os cientifiquem sobre as características do ambiente natural e a relação social de sua realidade.

 

Conclusão

Os resultados dessa pesquisa revelaram que apesar da categoria natureza, cujo homem está dissociado do meio ambiente ter uma forte expressividade através dos desenhos, em ambas as formas de investigação, ou seja, tanto através dos desenhos quanto das frases a categoria problema também obteve grande representação, sendo maior através das frases, onde os alunos demonstraram estar ciente dos problemas ambientais.

Neste contexto pode-se concluir que os alunos veem o meio ambiente como natureza para contemplação, porém, admitem depender dele para sua própria sobrevivência. Neste sentido enfatizo a importância de um contexto escolar direcionado em um novo enfoque sobre o meio ambiente e educação ambiental onde além dos problemas ambientais, seja também trabalhada a relação social e cultural que interfere na relação homem e natureza.

 

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Volume/Edição

Autores

  • PEREIRA, Keity Natália dos Santos; NUNES, Josué Ribeiro da Silva; NUNES, Paula Alexandra Soares da Silva; SILVA, Adelson Joel da

Páginas

  • 1 a 13

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Educação ambiental; ilustrações; ambiente escolarizado

Dados da publicação

  • Data: 25/10/2016
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