PAULO FREIRE E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERSDICIPLINAR
O presente artigo é oriundo da reflexão advinda das oficinas de educação ambiental, realizada numa escola pública de Porto Alegre no Programa Mais Educação. Contudo, neste trabalho enfocaremos para o papel do educador popular na realização de práticas educativas interdisciplinares visando a inclusão social. Este programa foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de potencializar as escolas a ampliar a jornada escolar na perspectiva da Educação Integral (MOOL, 2008). O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas com baixo IDEB[1], situadas em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social e educacional. Aqui no Rio Grande do Sul, está mais presentes em cidades com mais de 100 mil habitantes, articulado as políticas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania- PRONASCI através do Ministério da Justiça. É, portanto, a partir desse contexto que buscaremos refletir sobre o trabalho do educador popular no “Mais Educação” e para tanto, faremos um breve relato da realização de oficinas junto a discussão teórica freireana .
[1] Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.