30/01/2019

PAULO FREIRE E O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA INTERSDICIPLINAR

O presente artigo é oriundo da reflexão advinda das oficinas de educação ambiental, realizada numa escola pública de Porto Alegre no Programa Mais Educação. Contudo, neste trabalho enfocaremos para o papel do educador popular na realização de práticas educativas interdisciplinares visando a inclusão social. Este programa foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de potencializar as escolas a ampliar a jornada escolar na perspectiva da Educação Integral (MOOL, 2008). O Programa Mais Educação atende, prioritariamente, escolas com  baixo IDEB[1], situadas em  territórios marcados por situações de vulnerabilidade social e educacional. Aqui no Rio Grande do Sul, está mais presentes em cidades com mais de 100 mil habitantes,  articulado as políticas do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania- PRONASCI através do Ministério da Justiça. É, portanto, a partir desse contexto que buscaremos refletir sobre o trabalho do educador popular no “Mais Educação” e para tanto, faremos um breve relato da  realização de oficinas junto a discussão teórica freireana .

 

 

[1] Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

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Volume/Edição

Autores

  • SANTOS, Marcia Selau ; PAULO, Fernanda dos Santos Paulo; ÁVILA, Karana Chughi de .

Páginas

  • 1 a 7

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Educação Ambiental; Pratica social; educador popular;

Dados da publicação

  • Data: 30/01/2019
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