O USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS: UM ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Este artigo é um recorte de uma pesquisa feita no Mestrado Profissional em Educação Matemática e objetivou analisar uma proposta de atividade mediada pela tecnologia para o ensino das representações gráficas das funções quadráticas. A problemática que originou este trabalho se dá a partir dificuldades apresentadas pelos alunos nas avaliações externas as quais eram submetidos pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro entre os anos de 2010 e 2014. O arcabouço teórico foi construído a partir dos conceitos de Duval (2004) quando se trata das Representações Semiótica , Nóvoa(2001), sobre formação de professores e autores que versam sobre o emprego da tecnologia no ensino como Borba e Penteado (2003). Os dados foram coletados a partir de observações, tarefas e questionário estruturado das avaliações entregue aos alunos após as atividades. Como conclusão deste trabalho identifica-se que a mediação tecnológica foi benéfica para o desenvolvimento do conteúdo abordado dando aos estudante uma visão até então impossível de se alcançar quando o mesmo o assunto era abordado de maneira a fazer utilização apenas de recursos como quadro ou lousa.