O papel do Orientador Educacional como mediador entre professor e aluno
O tema do presente artigo é o papel do Orientador Educacional como mediador entre o professor e o aluno para garantia efetiva da aprendizagem. O objetivo é analisar as atribuições do Orientador Educacional como mediador entre o professor e o aluno para garantia efetiva da aprendizagem, tendo por sujeito da pesquisa a Rede Municipal de Educação da cidade de Canoas (RS). A metodologia utilizada foi a técnica da análise de conteúdo segundo Bardin (2016), com coleta de dados em documentos da Secretaria de Educação do Município de Canoas (RS), autores que analisam a gestão e orientação educacional e diário de campo das pesquisadoras. Os resultados apontam distanciamentos e lacunas no que diz respeito às atribuições do Orientador Educacional e sua prática efetiva na escola. Após a pesquisa, consideramos que é necessário um estudo aprofundado sobre a profissão do Orientador Educacional, suas atribuições e atuação efetiva na mediação entre professores e alunos, visando à educação de qualidade.