O LUGAR DAS FUNÇÕES EDUCATIVAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: ESTUDO EM DOIS MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA
O tema do presente artigo é Educação Integral na atualidade. Nossa questão problematizadora é: no projeto de Educação Integral qual o lugar das funções educativas? O objetivo geral é apresentar discussões sobre o tema apresentado, além de socializar alguns apontamentos da parte da nossa pesquisa de campo. A análise se deu por meio da hermenêutica crítica, presente na obra de Paulo Freire “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam”. Para chegar aos objetivos foram realizadas as seguintes atividades: 1) mapeamento de campo dos professores atuantes nas escolas; 2) entrevistas com secretarias municipais de educação, com diretores e com professores das escolas de tempo integral de Joaçaba,Concórdia e principalmente com profissionais da área; 3) análises dos documentos do programa mais educação; 4) Entrevista com Jaqueline Moll. Traremos alguns apontamentos a partir da questão: Educação Integral –desafios emancipatórios a partir de Paulo Freire.