O ENSINO À DISTÂNCIA NA ABORDAGEM DA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA: SUBSIDIANDO DADOS PARA FUTURAS INVESTIGAÇÕES
A educação à distância é um modelo de ensino que utiliza recursos e tecnologias digitais, no qual promove a aprendizagem de alunos sem necessitar de espaços físicos e impacta diversos aspectos sócio-políticos. O objetivo foi apresentar um panorama do ensino à distância por meio da análise bibliométrica. Após consulta pelo termo “online education”, 1008 documentos científicos foram extraídos da base de dados Scopus e exportados para tratamento no software VOSviewr. Análises de coaautoria entre países, co-ocorrência entre palavras-chave, acoplamento bibliográfico entre periódicos e entre páises foram realizadas. O Brasil compartilha documentos em coautoria com Estados Unidos da América, bem como referências citadas pelos autores. Além disso foram elencados os periódicos e palavras-chaves mais relevantes em compartilhamento entre documentos e autores. Os dados bibliométricos sugeridos possibilitam a visualização mais abrangente à respeito do ensino à distância, bem como viabiliza a formulação de estratégias preliminares para futuras pesquisas.