O Discurso e a Atuação de Professores Sobre e Para a Inclusão de Crianças com Deficiência no Ensino Regular: Uma Reflexão Sobre as Práticas
RESUMO: Este artigo objetiva contribuir para o aprofundamento das discussões sobre as práticas pedagógicas dos professores para a inclusão de alunos com deficiência nas classes regulares. Para isso, foram utilizados aportes teóricos e os resultados de uma pesquisa realizada em 2008, cujo objetivo foi compreender as relações existentes entre a formação adquirida pelas professoras de ensino fundamental e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula regular. O que se observa é que, embora o discurso da Educação Inclusiva seja um paradigma que se apresenta para a educação no século XXI, visando à formação integral da pessoa humana para a convivência e o entendimento das diferenças, na prática há ainda um misto de medo e preconceito que interferem, direta ou indiretamente, nas práticas pedagógicas na escola. Pensar em educação inclusiva significa repensar não somente a reorganização da sala de aula enquanto estrutura, mas, principalmente, os procedimentos e metodologias envolvidos no processo de aprendizagem e, consequentemente, as práticas pedagógicas.