O CONSUMIDOR, O DISCURSO DO MARKETING VERDE E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: FORMAÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA?
Os impactos ambientais causados pelo consumismo desenfreado se constituem como fatores preocupantes na sociedade atual. Nosso objetivo é discutir sobre um novo formato de empresas que utilizam o discurso do sustentável, tentando perceber de que forma o marketing verde é construído e como o mesmo atinge o consumidor. Assim, em um primeiro momento discorreremos brevemente sobre as leis ambientais que foram implantadas ao longo dos anos a exemplo da ISO 14000. Posteriormente, trabalharemos com o conceito de desenvolvimento sustentável. Por fim, tentaremos apreender as influências ocorridas envolvendo algumas variáveis, são elas: o preço, a comunicação e a marca no pensamento do consumidor. Estes fatores serão analisados, por serem considerados fatores determinantes na compra do produto pelo consumidor por ter o apelo do ecologicamente correto em detrimento de outro que não compartilhe do mesmo discurso. E a partir desses fatos, surgem alguns questionamentos: Será que as empresas realmente estão engajadas no processo de conscientização ambiental? De que forma os consumidores recebem as informações transmitidas pelo marketing verde? Há uma conscientização através do mesmo? A metodologia utilizada será a revisão bibliográfica. Em um resultado preliminar, podemos dizer que quando se fala de consumidor ecológico, alguns demonstram ter uma consciência sustentável, mesmo sendo ainda uma parcela pequena da população, denotando uma visão muito mais abrangente e específica no ato da compra. Além disso, o denominado Marketing verde contribui para a disseminação desse discurso do sustentável, fazendo com que as pessoas façam suas escolhas baseadas nessas premissas. No caso das empresas que adotam esse discurso, acabam tendo um retorno, pois, passam uma “boa imagem” para o consumidor, que seria a de uma empresa que não se preocupa apenas com lucro imediato, mas aquela que se preocupa, também, com a natureza, mesmo que não isso não corresponda com a realidade de fato.