NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: INDAGAÇÕES E POSSÍVEIS RESPOSTAS ACERCA DA APRENDIZAGEM
Os conhecimentos atuais acerca do desenvolvimento progressivo do pensamento, das estruturas neurais e do complexo funcionamento da mente humana, interessam à sociedade como um todo; em especial aos educadores e pesquisadores das funcionalidades mentais. Aos professores em formação inicial e continuada, a aquisição de conhecimentos é sempre necessária e principalmente relacionada à neurociência que constitui campo de intensa e progressiva reflexão. A educação ganha cada vez mais notoriedade, quando as estratégias de ensino e aprendizagem passam a ter comprovação a partir das estratégias pedagógicas do processo de ensino e aprendizagem. Estas páginas se empenham na discussão acerca das indagações reflexivas da neurociência dentro da aprendizagem. A construção do pensamento humano precisa ser descortinado e compreendido frente às suas múltiplas facetas; e nestas se apresentam indagações e possíveis respostas acerca da aprendizagem frente às contribuições da neurociência. Com base na leitNeurocura de diferentes autores procurou-se apresentar o encontro de visões como forma de discutir as conjecturas neuroeducacionais ao longo do tempo, na busca de compreender a materialização de suas contribuições na atualidade. É um tema atual que vem expandindo sua produção com pesquisas e discussões, e por isso este escrito busca colaborar ainda mais com as construções intelectuais da contemporaneidade. A partir deste estudo, foi possível inferir algumas proposituras acerca desta temática; as quais serão discorridas nas páginas seguintes, apresentando epistemologias, abordagens, reflexões e reconstruções para novas construções mentais sobre o conhecimento.