Ludicando
PROJETO: LUDICANDO
1 APRESENTAÇÃO
Vivemos em um mundo em que devemos estar cada vez mais preparados para as mudanças diárias, e um dos modos de se preparar começa logo cedo quando se é criança. Uma maneira de se preparar na infância é exercendo atividades, jogos e brincadeiras lúdicas que são fundamentais no ensino infantil. O brincar da criança é, então, a imaginação e ação sempre imitando o adulto ou outra criança. Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, a ludicidade traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas, ajudando-as no seu desenvolvimento em relação à sociedade (QUEIROZ 2006).
O lúdico nessa fase permite a elas explorarem suas habilidades, possibilita se relacionarem uma com as outras, dentro de uma pequena sociedade construída por meio de jogos e brincadeiras, onde passam a tomar suas primeiras decisões, assumir pequenas responsabilidades para poder dar continuidade nas atividades. Porém, com o passar dos anos a brincadeira foi se tornando algo escasso na sociedade, os pais tem cada vez menos tempo para brincar com os filhos, pois chegam tarde do trabalho, resolvem as coisas de casa e quando vão ver já é hora de dormir, as crianças vivem rodeadas de tecnologias e acabam perdendo o habito de movimentar-se, muitas das escolas de Educação Infantil não possuem professores de Educação Física que possam estimular as crianças a realizarem as atividades lúdicas, sendo assim a criança acaba tendo uma necessidade enorme de se relacionar, brincar, se sujar, afinal A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio produzindo culturas. Essas culturas estão embasadas em valores como a ludicidade, a criatividade nas suas experiências de movimento (SAYÃO, 2002).
Até algum tempo atrás as experiências motoras vivenciadas espontaneamente pela criança e suas atividades diárias eram suficientes para que adquirissem as habilidades motoras e se formasse uma base para o aprendizado de habilidades mais complexas. Durante as últimas décadas, alterações ocorridas na estrutura social e econômica da sociedade, dados os processos de modernização, urbanização e inovações tecnológicas, têm proporcionado mudanças nos hábitos cotidianos da vida do homem moderno. Nessas condições, crianças em idade de Educação Infantil são geralmente relegadas a brinquedos, na maioria das vezes eletrônicos, ou a atividades desenvolvidas em pequenos espaços, que limitam aventura lúdica e experimentação ampla de movimentos (STABELINO NETO, 2006), com isto os professores de Educação Física devem estimular os alunos da Educação Infantil, com atividades que proporcionem prazer, felicidade, atividades em que elas desenvolvam a sua tomada de decisões, melhorem o relacionamento com os companheiros de sala, que os alunos comecem a se expressar melhor, se sintam livres e mais ativos em todas as aulas, pois esta fase é considerada importante para o desenvolvimento futuro do ser humano (BENITEZ, 2008).
Nesse contexto, o presente projeto teve o objetivo de apresentar os benefícios do lúdico e sua importância na educação infantil, e como a Educação Física pode proporcionar o desenvolvimento da corporeidade e facilitar a aquisição de habilidades motoras.
2 DIAGNÓSTICO
Segundo a LDB 9.394 de 1996, (BRASIL, 1996) a legislação da educação brasileira estabelece que a Educação Básica compreende três níveis de ensino: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Nos ensinos Fundamental e Médio a Educação Física já faz parte da grade escolar, mas no Ensino Infantil ela é deixada um pouco de lado.
A escola infantil é um dos lugares de descobertas e de ampliação das experiências individuais, culturais, sociais e educativas, da criança, pois é feita a inserção dela em um ambiente distinto da família, com isto podemos falar que a Educação Física tem um papel fundamental na Educação Infantil, por ter a possibilidade de proporcionar às crianças, diversas experiências por meio de situações que elas possam criar, inventar, descobrir novos movimentos, adquirir conceitos e ideias sobre suas ações, possibilitando que descubram os seus próprios limites, enfrentem desafios, conheçam e valorizem o próprio corpo, relacionem –se com outras pessoas, expressem seus sentimentos e desenvolvam suas capacidades intelectuais e afetivas, trabalhando assim a experiência de movimento em três âmbitos: a experiência corporal – onde através do expressar-se e do esforçar-se existe um confronto direto com o próprio corpo em movimento–, a experiência material – onde através do explorar e configurar por meio do movimento torna-se possível a experimentação do meio/objetos –, e a experiência de interação social – onde se busca o entender-se e comparar-se no sentido de saber relacionar-se com os outros em situações de movimento (BAECKER, 2001).
De acordo com Rolim (2004), brincar é o que as crianças fazem quando não estão comendo ou dormindo, ocupando o máximo das suas horas. O brincar da criança pode ser visto, literalmente, como o equivalente ao trabalho dos adultos. Brincar é o meio prioritário pelo qual as crianças aprendem sobre seus corpos, além de facilitar o crescimento afetivo e cognitivo e fornecer um importante meio para o desenvolvimento das habilidades motoras grossas e finas.
Os anos que compreendem a Educação Infantil são importantes para o desenvolvimento cognitivo e, como registra Rolim (2004), crianças nesta fase são ativamente envolvidas em melhorar suas habilidades em uma variedade de maneiras. Com isto a implementação do projeto Ludicando, será aplicado na Escola de Ensino Infantil EMEI Clarice Lispector, que está localizada no Jardim São Luiz, é uma das instituições que não possui profissionais direcionados a matéria de Educação Física. Ao perguntarmos as professoras da EMEI, sobre o repertorio de brincadeiras dos alunos, elas no relatam que os alunos tem poucas vivências com o brincar, muitos alunos não sabem se expressar e nem possuem conhecimento dos próprios corpos, além de possuírem muita energia acumulada. As aulas de Educação Física representam a possibilidade do brincar das crianças durante o período de aula, mostrando o quão importante é esta disciplina para o desenvolvimento dos alunos.
Segundo Piaget (1971), o desenvolvimento da criança acontece por meio do lúdico, ela precisa brincar para crescer. O lúdico possibilita que a criança interaja de modo espontâneo com o mundo colocando cada vez mais em prática a sua criatividade, seu cognitivo, seus movimentos corporais, melhorando seu relacionamento social, além de trabalhar suas habilidades motoras, sem utilizar nenhum tipo de técnica, deste modo o lúdico pode contribuir para um desenvolvimento que vai além das aulas de Educação Física, pois por meio do brincar a criança pode desenvolver a atenção, a memória, imaginação, motricidade, afetividade, criatividade, entre outras.
O lúdico por meio dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento das crianças, pois são atividades primárias, as quais trazem benefícios nos aspectos motor, cognitivo e socioafetivo. Brincando a criança desenvolve a identidade e a autonomia, a capacidade de socialização, por meio da interação e experiências de regras perante a sociedade, portanto, as crianças tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenvolver da sua vida.
3 OBJETIVO GERAL
Proporcionar para as crianças atividades lúdicas no ambiente escolar, permitindo que se expressem por meio de jogos e brincadeiras lúdicas, possibilitando o desenvolvimento socioafetivo, motor e cognitivo, contribuindo para a sua formação cultural e rumo a sua autonomia.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar que os alunos conheçam diversos jogos e brincadeiras lúdicas;
- Estimular a criatividade do aluno;
- Desenvolver a cooperação entre os alunos;
- Promover um melhor conhecimento de si;
- Promover o desenvolvimento da autonomia.
4 METAS
Promover a vivência de jogos e brincadeiras lúdicas na Educação Infantil, com a finalidade de acrescentar a pratica do brincar no dia a dia das crianças, para que com isso elas acabem melhorando suas relações socioafetivas dentro e fora do ambiente escolar. As atividades foram realizadas em dois dias da semana, no período da manhã, com uma turma de 30 alunos, crianças entre 4 e 5 anos de idade durante o mês de setembro e outubro do ano de 2016, desenvolvendo assim um total de 11 aulas de quarenta e cinco minutos.
5 MÉTODO
As aulas foram baseadas em jogos e atividades lúdicas de maneira adaptada para que todos os alunos pudessem participar ativamente, obtendo sempre o sucesso na execução das atividades.
No inicio das aulas eram realizadas sempre as rodas de conversa para relembrar os aprendizados da aula anterior e realizar uma breve conversa sobre a aula do dia.
No decorrer das atividades, foram realizados jogos do tipo pega-pega que trabalharam a imaginação das crianças, permitindo com que elas fizessem uma viagem no mundo do faz de conta, com atividades lúdicas que necessitavam de colocar a imaginação em pratica, como por exemplo, imaginar que erámos todos peixes, sereias e tínhamos que fugir dos pescadores, e além de contribuírem na construção das regras de alguns jogos, como por exemplo, o pega – pega bruxa, onde os alunos escolhiam qual seria o poder que o pegador teria para pegar os seus colegas e qual seria a estratégia para salva-los, trabalhando assim a construção coletiva com os alunos.
As atividades principais foram baseadas em alguns esportes que foram adaptados para a faixa etária (não houve a prática do esporte propriamente dito e sim atividades que acabaram trazendo alguma similaridade ao mesmo), deste modo os alunos conseguiram vivenciar diversas modalidades, de uma forma simples e prazerosa. Foi possível trabalhar também com atividades de manipulação, rítmicas, atividades que colocaram em prática a criatividade dos alunos, como por exemplo, a criação de desenhos com materiais alternativos. Utilizaram-se também atividades que faziam com que os alunos colocassem o pensar em prática para conseguir resolver os desafios que eram expostos nas atividades, com isto os alunos, puderam melhorar o seu desenvolvimento cognitivo, ampliaram o seu acervo motor, o seu conhecimento cultural, melhorando as suas relações socioafetivas.
No encerramento de cada aula, realizava-se uma nova roda de conversa, para que os alunos pudessem falar sobre o que eles vivenciaram no dia, o que eles aprenderam e os momentos que eles mais gostaram.
A descrição completa das aulas encontra-se disponível no Anexo I (página 15).
6 RECURSOS HUMANOS
- Ana Carolina Siqueira Zuntini: Formação – Coordenadora do Projeto – quatro horas semanais.
- Cíntia Freitas de Araújo: Estudante de Educação Física- Estagiária responsável pela aplicação das aulas – quatro horas semanais.
- Fernanda Pereira França: Estudante de Educação Física- Estagiária responsável pela aplicação das aulas – quatro horas semanais.
- Beatriz de Jesus Soares: Estudante de Educação Física – Estagiária responsável pela aplicação das aulas – quatro horas semanais.
- Leonardo Rodrigo: Estudante de Educação Física – Estagiário responsável pela aplicação das aulas – quatro horas semanais.
7 RECURSOS MATERIAIS
- 50 Bambolês;
- 50 Bolas;
- 20 cones grandes;
- 1 Caixa de giz de lousa;
- 300 folhas de sulfite;
- 6 Caixas de lápis de cor;
- 3 sacos de bexiga;
- 2 metros de TNT;
- 700 tampinhas de garrafa pet;
- 6 metros de cordas;
- 6 Tatames;
- 2 caixas de Giz de Cera;
- 50 bolinhas de meia;
- 2 rolos de barbante;
- 50 bastões;
- 55 Medalhas;
- 2 pacotes de balas;
8 RECURSOS INSTITUCIONAIS
- Quadra Poliesportiva;
- Pátio;
- Dois parques;
9 RECURSOS FINANCEIROS
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MATERIAL |
PREÇO |
QUANTIDADE |
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FOLHA SULFITE |
R$ 15,00 (pacote com 100) |
3 pacotes |
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LÁPIS DE COR |
R$4,00 (caixa com 12) |
6 caixas |
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BOLAS DE EVA |
R$7,00 (unidade) |
50 bolas |
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CORDA |
R$6,50 (metro) |
6 metros |
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BAMBOLÊ |
R$2,75 (unidade) |
50 bamboles |
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TATAME |
R$35,06 (unidade) |
6 unidades |
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REDE DE VOLEI |
R$59,00 (unidade) |
1 unidade |
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GIZ |
R$4,59 (caixa com 50 unidade) |
1 caixas |
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TNT |
R$5,60 (metro) |
2 metros |
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BEXIGA |
R$3,49 (pacote) |
3 saquinhos |
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TAMPINHAS DE GARRAFA PET |
R$0,00 (unidade) |
700 tampinhas |
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BASTÃO |
R$0,00 (unidade) |
50 bastões |
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BOLINHAS DE MEIA |
R$0,00 (unidade) |
50 bolinhas |
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CONE |
R$5,90 (unidade) |
20 cones |
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BALAS |
R$3,50 (pacote) |
2 pacotes |
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BARBANTE |
R$9,15 (350m) |
2 rolos |
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MEDALHA |
R$2,30 (unidade) |
55 unidades |
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TOTAL: R$ 1.164,16 |
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COLABORADOR |
FUNÇÃO |
SALÁRIO |
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Ana Carolina Siqueira Zuntini |
Coordenadora |
R$1800,00+ benefícios: R$1.870,00 |
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Beatriz de Jesus Soares |
Estagiário (a) |
R$600,00+ benefícios: R$670,00 |
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Cintia Freitas de Araújo |
Estagiário (a) |
R$600,00+ benefícios: R$670,00 |
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Fernanda Pereira França |
Estagiário (a) |
R$600,00+ benefícios: R$670,00 |
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Leonardo Rodrigo da Silva |
Estagiário (a) |
R$600,00+ benefícios: R$670,00 |
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TOTAL: R$ 4.550,00 |
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10 COORDENAÇÃO DO PROJETO
Estará a cargo da professora Ana Carolina Siqueira Zuntini, que terá como atribuição o planejamento, a supervisão, o acompanhamento e controle das atividades desse projeto.
11 CRONOGRAMA
Tarefa |
Agosto |
Setembro |
Outubro |
Novembro |
Dezembro |
Montagem |
x |
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Avaliação Inicial |
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Desenvolvimento |
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Avaliação Final |
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Fechamento dos Resultados |
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Apresentação dos Resultados |
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12 SISTEMA DE AVALIAÇÃO E RESULTADOS
- Na avaliação inicial, realizamos um bate papo com a professora da turma, para que ela nos falasse como era o comportamento dos alunos, o desempenho em sala de aula, o conhecimento corporal e relação com os colegas de classe, onde conseguimos obter os seguintes resultados:
- Os alunos tinham uma atenção dispersa;
- Falta de percepção corporal;
- Difícil comunicação em sala de aula;
- Alguns alunos eram tímidos e não se enturmava nas aulas;
- Possuem medo e insegurança;
- Comportamento complicado;
- Muitos não possuem o habito do brincar;
- Falta de respeito um com o outro.
- Na avaliação inicial, com os alunos, foi feita uma sondagem do que eles costumam fazer quando não estão na escola, onde obtemos os seguintes resultados:
- Assistem TV;
- Jogam vídeo game;
- Vão ao cinema;
- Dormem;
- Mexem no celular;
- Vão ao shopping.
- Na avaliação final, realizamos um bate papo com a professora da turma, para que ela nos falasse como era o comportamento dos alunos, o desempenho em sala de aula, o conhecimento corporal e relação com os colegas de classe, após as aulas de Educação Física e conseguimos obter os seguintes resultados:
- Melhoraram a concentração nas aulas, melhorando a participação nas atividades realizadas em sala;
- Melhoraram a percepção corporal;
- Os alunos tímidos começaram a participar mais das aulas;
- Começaram a respeitar mais uns aos outros;
- Os pais começaram a comentar sobre a melhoria do comportamento dos filhos
- Com os alunos um bate- papo sobre as atividades que eles mais gostam de fazer na escola e fora da escola e conseguimos obter os seguintes resultados:
- Pega-pega bruxaria;
- Pega-pega pescaria;
- Acorda seu Urso;
- Comida na barriga;
- Pega-pega Zumbi.
CONSIDERAÇÕES
Diante de tudo que vimos, acreditamos que a Educação Física na Educação Infantil é de grande importância, pois é nesta fase que as crianças começam a conhecer seu corpo e a entender melhor suas habilidades motoras, fase que começam a se relacionar socialmente nas aulas e começam a buscar formas e soluções para se ganhar um jogo ou desenvolver alguma tarefa melhor.
E hoje podemos observar que as aulas de educação física não contribuem muito para esse momento e/ou muitas vezes a escola nem tem o professor de educação física, que foi o caso da EMEI Clarice Lispector, que nos possibilitou a realização do projeto.
Acreditamos que o brincar é o primeiro encontro da criança com a sociedade, é o meio que ela encontra para se expressar, utilizando o lúdico para ter um primeiro contato com aspectos de cidadania, passando a ter tomadas de decisões por intermédio da brincadeira. Piaget (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
Nosso projeto teve como objetivo valorizar o lúdico e propor esses momentos de crescimento para as crianças, mostrando a elas por meio das brincadeiras que eles também têm o direito de escolha, de decisão, de mudar e de construir coletivamente. E proporcionamos momentos de aprendizagem por inteiro, como o motor, o cognitivo e o sócio afetivo, que devem ser trabalhados juntos desde a infantil.
O que nos deixou mais feliz, e mais motivados a dar continuidade ao nosso projeto futuramente, foram os depoimentos dados pela professora, que nos relatou muitas melhorias na sala de aula, principalmente de alunos que não se envolviam nas atividades e começaram a participar mais e se exporem, e até mesmo depoimentos de pais, que disseram ter percebido os filhos mais dispostos em casa, fazendo mais perguntas e colocando sua opinião nos momentos de lazer com os irmãos mais velhos, ou seja é significativo a pratica de atividades lúdicas nessa fase, pois estaremos contribuindo para o crescimento de adolescentes mais dispostos, mais participativos e mais críticos com a sociedade futuramente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARRUDA FERREIRA, SILVA ARAUJO. Desenvolvimento motor na Educação Infantil através da ludicidade. Connection Line, 2009.
BAECKER, I. M. (2001): “Vivência de movimento e Educação Física”, in: I Seminário Municipal de Lazer, Esporte e Educação Física Escolar, Santa Maria/RS.Anais... Santa Maria: Secretaria Municipal de Educação.
BASEI. A Educação Física na Educação Infantil a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educacion, 2008.
BROUGERE GILLES. A criança e a cultura lúdica. São Paulo: Revista da Faculdade de Educação, 1998.
CORDAZZO DUARTE, VIEIRA LUÍS. A brincadeira e as suas implicações nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. Rio de Janeiro Estudos e pesquisas em psicologia, 2007.
MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Brasil
PAES, BALBINO. Pedagogia do Esporte – Contextos e Perspectivas. Rio de Janeiro: Guanabara, 2005.
ROSSETTO JÚNIOR, ARDIGÓ JUNIOR, MARTINS COSTA, LUIZ D’ANGELO. Jogos Educativos. São Paulo: Phorte, 2005.
SAYÃO, D.T. (2002). Infância, Prática de Ensino de Educação Física e Educação Infantil. In: VAZ, A.F.; SAYÃO, D.T.; PINTO, F.M. (org.). Educação do Corpo e Formação de Professores: reflexões sobre a prática de ensino de educação física. Florianópolis: Ed. da UFSC.
ANEXOS
Diário das Atividades realizadas
1° Aula
- Pega-pega pescaria é uma atividade em que os alunos realizam uma viagem para o fundo do mar e todos se tornam peixes que devem fugir dos pescadores que tentarem pesca-los. O pescador é o pegador que fazia de um bambolê a sua rede de pesca e para pegar alguém ele tinha que colocar o bambolê no “peixe”, neste momento ele deixava de ser pescador e passava a ser peixe;
- Pega- pega zumbi, nesta atividade o pegador para se deslocar tinha que andar igual a um zumbi e ao pegar um companheiro ele também se tornava um e tinha que ajudar a pegar os demais colegas;
- Lançamento de disco, cada aluno recebeu um bambolê que seria o seu disco e tinham que lançar em direção aos cones de modo que encaixasse o bambolê dentro do cone; em um primeiro momento o lançamento era livre e depois os professores, junto com os alunos discutíamos novas formas de poder lançar o disco.
2° Aula
- Pega- pega Bruxa é uma atividade, em que o pegador possui três superpoderes que ao pegar um colega de classe pode transformá-lo em pedra, ponte ou arvore. Ao ser pego os alunos podiam salvar um ao outro, sendo que para salvar a pedra eles tinham que pula-la, para salvar a ponte tinham que passar por debaixo dela e para salvar a arvore, eles tinham que abraça-la. Neste pega-pega os alunos que escolheram os superpoderes e a forma de o quebrar;
- Pega- pega privada é uma atividade em que ao ser pego os alunos se transformavam em privada (agachavam e estendiam o braço), para ser salvo um colega tinha que vir e dar “descarga”, feito isto o aluno estava salvo;
- Limpa Casa, os alunos tinham o objetivo de limpar o seu lado da quadra, jogando as bolas para o lado adversário com as mãos por cima da rede (na altura que era proporcional a eles), quem tivesse menos “sujeira” do seu lado ganhava um ponto e assim era modificada a regra para dificultar um pouco o jogo.
3º Aula
- Pega- pega pose, ao ser pego o aluno fazia uma pose de sua escolha e para salvar o amigo eles imitavam a pose que o outro tinha feito salvando-o;
- Futdardo é um jogo adaptado do futebol, em que os alunos tinham o objetivo de chutar a bola e tentar acertar os alvos no chão como, por exemplo, cones e bambolês, os tirando do lugar, nesta atividade as regras foram criadas junto com os alunos, escolhendo qual seria a primeira maneira de chutar a bola e quais seriam as próximas formas.
4º Aula
- Pega- pega Americano, o aluno ao ser pego tinha que abrir as pernas para que um colega passasse por baixo e o salvasse.
- Jogando a comida na barriga, nesta atividade formaram-se dois grupos. Um grupo ficava com a bola que seria a comida e o outro grupo com o bambolê que seria a barriga. As barrigas tinham que fugir das comidas e as comidas tinham que ir atrás das barrigas;
- Basquetebol, nesta atividade realizamos o show de cestas (cestas adaptada a altura dos alunos), onde cada aluno tinha que realizar o máximo de cesta possível.
5º Aula
- Pega- pega saci, os alunos se deslocaram saltitando com uma única perna, ao serem pegos se tornavam pegadores também;
- Bastão, é uma atividade de manipulação, que funciona com fases, que foram aplicadas como um jogo de vídeo game com diversas fases, em um primeiro momento os alunos tinham que manipular o bastão com uma mão, depois com a outra, apoiar o bastão no chão dar um giro e tentar pega-lo, tentar pegar o bastão do colega antes que ele caia e as próximas fases seriam construídas com os alunos.
6º Aula
- Pega- pega animais, o pegador para se deslocar imitava um animal e ao pegar um colega, o mesmo se tornava um pegador e também tinha que imitar um animal e ajudar a pegar os demais alunos;
- Desenhando com tampinhas de garrafas os alunos realizaram diversos desenhos no chão, no primeiro momento os professores davam as instruções e em um segundo momento eles tinham que realizar desenhos livres.
7º Aula
- Acorda seu urso, as crianças imaginavam que estavam em uma floresta que tinham que sair de suas tocas para ir acordar o urso, elas davam passos ate chegarem na caverna do urso e gritar “Acorda seu Urso”, o urso ao ser acordado saia correndo atrás de quem o acordou, os pegavam e levava para sua caverna e chegando lá viravam ursos também e tinham que pegar os demais.
- Bolinhas de meia os alunos nesta atividade tinham que mostrar suas habilidades com as bolinhas de meias, em duplas eles tinham que colocar a bolinha entre eles e dançar no ritmo da musica sem deixar a bola cair, e a cada musica o desafio ia aumentando.
8º Aula
- Pega-pega arranca rabo, as crianças passaram a ter um rabo e tinham o objetivo de arrancar o rabos dos colegas e proteger o seu próprio rabo, no final quem tivessem arrancado mais ganhava um ponto;
- Corrida de Bastão, os alunos tinham que realizar trabalho de formiguinha e limpar as sua casa mais rápido que o vizinho, levando o bastão de um ponto ao outro e entregando para o colega dar continuidade.
9º Aula
- Bexiga no pé, os alunos amarraram uma bexiga no pé e não podiam deixar que estourem a sua bexiga e tinham o objetivo de estoura as bexigas dos demais colegas;
- Boliche, nesta atividade os alunos tinham que derrubar os pinos do boliche, conforme eram escolhido, em um primeiro momento livre, depois com a cabeça, as duas mãos, depois outro movimento ate todos os pinos estarem derrubados.
10º Aula
- Coelhinho sai da toca, os alunos fantasiaram que estavam em uma floresta, eles estavam divididos em tocas e coelhos e quando ouvissem coelhinho sai da toca, tinham que procurar outra casa e quando ouvissem toca sai do coelho eles tinham que procurar um novo coelho.
- Travessia, os alunos tinham que atravessar o oceano sem deixar nenhum coleguinha para trás, para isto eles usavam os tatames como barcos e tinham que se deslocar de um canto para o outro.
11º Aula
- Caça ao Tesouro, nesta atividade as crianças se tornaram caçadores de tesouro, foram espalhadas diversas pistas pelo espaço para que eles encontrem o tesouro, e para isto eles tiveram que trabalhar em equipe para decifrar as pistas.