LIDERE: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR
O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados parciais de um programa de capacitação de gestores implementado na Universidade Federal de Santa Maria. Utilizou-se o modelo proposto por Bohlander e Snell (2011), o qual estrutura o sistema de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nos subsistemas de levantamento das necessidades, elaboração, implementação e avaliação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, utilizando como fontes de evidências dados secundários internos e entrevista com o gestor do setor responsável pela execução do programa. Verificou-se que a ação seguiu as etapas previstas no modelo e já capacitou 445 gestores, embora ainda esteja em fase de execução. Ao analisar a avaliações de reação preenchidas pelos participantes, identifica-se uma elevada satisfação com os temas e a percepção de que o evento é importante. A análise das questões discursivas permitiu averiguar que, na opinião de grande parte dos gestores, os conhecimentos adquiridos são relevantes e podem auxiliar nas atividades que os mesmos executam. Por fim, constata-se que o projeto é importante para a formação dos gestores e com a sua divulgação espera-se que a iniciativa possa ser replicada em outras Instituições de Ensino Superior.