Lições aprendidas em implementações da ISO 9001
Resumo
O sistema de gestão da qualidade através da norma ISO 9001:2008, aplicado nas organizações, prevê requisitos a serem seguidos quanto ao atendimento de necessidades e expectativas de clientes, através da melhoria e adequação dos processos da organização, padronização e a busca da melhoria contínua. A competitividade das organizações, quanto a busca de sustentabilidade e novos clientes, desperta cada vez mais a necessidade de implantar sistemas de gestão da qualidade ou a busca por manter a certificação conquistada. O entendimento da situação atual de três empresas em estudo, e a forma com que conduziram a implementação de sistemas de gestão da qualidade, aliadas a um estudo de caso que questiona e traz essas informações através de situações vivenciadas pelas empresas, com objetivo de orientar novas empresas que estarão implementando a ISO 9001, foi possível trazer resultados em dificuldades e pontos negativos, pontos positivos e acertos, aceitação da implementação pelos colaboradores, sugestões das empresas em estudo para empresas que estarão implementando o mesmo sistema da qualidade, e quais erros as empresas em estudo não repetiriam se fossem realizar a mesma implementação novamente.