Interculturalidade Crítica e Educação Popular
O texto trata interações entre os conceitos de Interculturalidade Crítica e
Educação Popular como fenômenos presentes no terreno latino-americano. Reflete a
partir de tais conceitos visando desmistificar o fenômeno da problemática do saber
eurocêntrico e do racismo epistêmico, historicamente imposto como “universal e superior”.
Reivindica-se a importância da Interculturalidade Crítica no atual contexto da América
Latina, assim como resgata o valor da Educação Popular para os processos de luta e
resistências visando outro mundo possível, para novos modos de ser, saber e viver. No
percurso realizado, a discussão proposta toma por referência a produção do Grupo
Modernidade/Colonialidade, privilegiando desse grupo o pensamento de Catherine Walsh
na sua abordagem proposta sobre o conceito de Interculturalidade Crítica e Aníbal
Quijano na sua abordagem proposta acerca dos conceitos de Colonialidade e
Decolonialidade. Em paralelo, trabalha o vasto conceito de Educação Popular não só
reconhecendo a importância de Paulo Freire nessa questão, como também, apontando as
proximidades desse conceito com a Interculturalidade Crítica.