04/07/2017

Interculturalidade Crítica e Educação Popular

O texto trata interações entre os conceitos de Interculturalidade Crítica e
Educação Popular como fenômenos presentes no terreno latino-americano. Reflete a
partir de tais conceitos visando desmistificar o fenômeno da problemática do saber
eurocêntrico e do racismo epistêmico, historicamente imposto como “universal e superior”.
Reivindica-se a importância da Interculturalidade Crítica no atual contexto da América
Latina, assim como resgata o valor da Educação Popular para os processos de luta e
resistências visando outro mundo possível, para novos modos de ser, saber e viver. No
percurso realizado, a discussão proposta toma por referência a produção do Grupo
Modernidade/Colonialidade, privilegiando desse grupo o pensamento de Catherine Walsh
na sua abordagem proposta sobre o conceito de Interculturalidade Crítica e Aníbal
Quijano na sua abordagem proposta acerca dos conceitos de Colonialidade e
Decolonialidade. Em paralelo, trabalha o vasto conceito de Educação Popular não só
reconhecendo a importância de Paulo Freire nessa questão, como também, apontando as
proximidades desse conceito com a Interculturalidade Crítica.

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Volume/Edição

Autores

  • MENDES, Pablo Eugênio; SILVA, Gilberto Ferreira

Páginas

  • 1 a 17

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Interculturalidade Crítica; Educação Popular; Decolonialidade.

Dados da publicação

  • Data: 04/07/2017
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