INDÚSTRIA CULTURAL E SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO
Este artigo tem como objetivo analisar a condição da educação atual frente à influência da Indústria Cultural na sociedade. A mídia e a cultura em geral formaram a sociedade para uma rede de consumidores impensados, que reduz a existência a um “trabalhar para consumir” é uma constante “ter para ser”. Com base na crítica de autores como: Adorno (2003), Adorno e Horkheimer (1995), Freire (1979), Freire e Freire (2001), o texto busca compreender como a educação é afetada por essa influência industrial na cultura da sociedade de massas e como é possível ter uma posição crítica na educação, o que leva a um senso de reflexão antes do consumo.Este artigo tem como objetivo analisar a condição da educação atual frente à influência da Indústria Cultural na sociedade. A mídia e a cultura em geral formaram a sociedade para uma rede de consumidores impensados, que reduz a existência a um “trabalhar para consumir” é uma constante “ter para ser”. Com base na crítica de autores como: Adorno (2003), Adorno e Horkheimer (1995) e Freire (1979) Freire e Freire (2001), o texto busca compreender como a educação é afetada por essa influência industrial na cultura da sociedade de massas e como é possível ter uma posição crítica na educação, o que leva a um senso de reflexão antes do consumo.