01/12/2016

I LOVE TÊNIS- TÊNIS EDUCACIONAL

UNIVERSIDADE ITALO BRASILEIRO

PROJETO: I LOVE TÊNIS

Tema: Tênis educacional

 

Professores:

Juari da Silva Figueroa

Diogo Felix de Campos Andrade

Anderson Santos de Jesus

José Leônidas de Almeida

Rafael Elias da Silva

 

Orientador:

                                               Profº. Eduardo Okuhara

 

 

                                                           São Paulo

     2016

Tema: Tênis educacional

 

 

 

 

 

 

Este projeto está sendo apresentado para a Universidade Ítalo Brasileiro, com o intuito de obtermos êxito na conclusão do curso de licenciatura da Educação Física, além de querermos utiliza-lo também como forma de um trabalho após a conclusão da mesma, sob a orientação do Profº Eduardo Okuhara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo

    2016

Sumário 

 

 

 

                                                                                                                                                                                               PÁGINA.

1 APRESENTAÇÃO .................................................................................. 1

2 DIAGNÓSTICO ......................................................................................  2

3 OBJETIVO GERAL.................................................................................  3

            3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO..........................................................  3

4 METAS...................................................................................................  4

5 MÉTODO................................................................................................  5

6 RECURSOS HUMANOS........................................................................  7

7 RECURSOS MATERIAIS.......................................................................  8

8 RECURSOS INSTITUCIONAIS..............................................................  9

9 RECURSOS FINANCEIROS..................................................................  10

            9.1 DESPESAS COM MATERIAIS.................................................  10

            9.2 DESPESAS HUMANAS............................................................  10

10 COORDENAÇÃO DO PROJETO.........................................................  11

11 CRONOGRAMA...................................................................................   12

12 SISTEMA DE AVALIAÇÃO..................................................................   14 

ANEXOS....................................................................................................   16

            12.1 TABELAS DE PONTUÇÃO.....................................................   17

            12.2 LISTA DE GRADUAÇÃO.........................................................   20

            12.3 FOTOS DA INTERVENÇÃO....................................................   25

            12.4 AUTORIZAÇÕES DE IMAGEM................................................   29

 

 

 

 

Projeto

 

                        TÍTULO: Tênis educacional

                        EMPRESA: I Love Tênis.

                        COORDENAÇÃO: Profº Rafael Elias da Silva

                        COLABORADORES: Profº Anderson Santos de Jesus

                                                              Profº Diogo Felix de Campos Andrade

                                                              Profº José Leônidas de Almeida

                                                              Profº Juari da Silva Figueroa

                        INSTITUIÇÃO: E.E. Myrna ll        

 

 

1 APRESENTAÇÃO

 

            Estamos trazendo uma nova vivencia para as crianças do ensino fundamental l da Escola Estadual Myrna ll, localizada no extremo sul de São Paulo no bairro do Grajaú, na Avenida Carlos Bastos Machado nº250, através do projeto I LOVE TÊNIS, onde sua pratica seja levada a todas as camadas sociais sem necessidade de investir na estrutura da nossa escola. A escola é muito importante na formação dos nossos alunos, e uma das ferramentas usadas como forma de ensino é a Educação Física no conteúdo escolar. O tênis adaptado na escola, além de ser uma opção de atividade desenvolvida em forma de lazer, serve para auxiliar os nossos alunos no desenvolvimento físico, motor e sócio afetivo através da cultura corporal do movimento.

            A infraestrutura desta escola, nos possibilita fazer adaptações no pátio da instituição para a prática do tênis como jogos, brincadeiras e atividades lúdicas.

            Nosso projeto, utiliza munhequeiras de cores diversificadas como sistema para avalição sendo assim a mesma mostrando o nível técnico de cada aluno e aluna de acordo com sua cor.

     A prática do tênis educacional, é uma opção rara no âmbito escolar estadual. E este trabalho não visa apenas promover vivencias para 80 crianças dos 07 a 12 anos de idade na instituição, mas também caso tenha uma grande aceitação do projeto, ampliar a oferta conforme haja aumento da demanda de alunos utilizando como alternativa quadra poliesportiva comunitária localizada na Rua Dr. Juvenal Hudson Ferreira em frente ao AMA do Jd. Mirna e a Praça do Mirna, próxima a nossa escola.

            Lembrando também que além da munhequeira como forma de motivação aos nossos alunos, teremos um dia de oficina, onde nossos alunos poderão construir e utilizar raquetes feitas por eles mesmo. Também teremos um dia onde iremos levar nossos alunos ao CEU Campo Limpo onde faremos um festival junto as crianças do instituto Patrícia medrado, e assim eles podendo sociabilizar com crianças que nunca viram por meio de algo que eles terão em comum que é o contato com o tênis.

 

 

2 DIAGNOSTICO

 

Segundo Gil (1999), as pesquisas exploratórias são desenvolvidas para nos dar uma visão geral de um tema ou um fato pouco explorado, envolvendo habitualmente levantamento Documental.

Permitimos que os alunos vivenciassem diferentes práticas esportivas, inclusive o tênis; assim percebemos o interesse dos alunos de aprender o esporte.

Nas pesquisas observamos que mais de 85% dos alunos frequentam a sala de aula diariamente; e 45% nunca tiveram uma vivência do esporte tênis. Assim percebemos que há uma falta significativa deste esporte na escola. Sendo assim vimos que mais de 98% dos alunos tem o desejo de vivenciar o tênis, e 10% dos alunos tem a vontade de se profissionalizar no tênis.

O tênis é uma escolha ideal para ensinar as crianças na escola, pois não é muito praticado ou ensinado em âmbito escolar, sendo assim um ótimo elemento para ser incluído no meio escolar, e estimulando sua inclusão na grade curricular.

Nós admiramos todos que gostam do esporte tênis, pois beneficia a saúde, e faz com que a criança esteja melhor no seu dia a dia, em aspectos físicos, motores, psicológicos e fisiológicos.

                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 OBJETIVOS

            Com este projeto querermos proporcionar aos alunos uma melhor qualidade de vida, além disso o tênis é um esporte novo para as crianças da E.E. Myrna ll, sendo assim um motivador para nossos alunos.

            Temos o intuito de ensinar o tênis para nossos alunos. Apesar disso, esse esporte servirá como ferramenta para ensinarmos coisas muito importante na vida de cada uma delas, sendo assim ensinando-as a trabalhar em equipe, respeitar o próximo, o respeito aos mais velhos, saber a hora de brincar e ouvir. Além de promover experiências por meio de movimentos que possibilitem ao estudante desenvolver suas potencialidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais.

            Devemos ressaltar também que por ser um projeto que ocorrerá ao fim de semana, iremos ajudar não só a escola, mas como a comunidade, tirando as crianças da rua onde correm perigoso, pondo algo prazeroso que levaram para o resto de suas vidas e assim moldando novos cidadãos pensantes e de atitudes através de um belo esporte.

 

3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO

            Por intermédio deste esporte, queremos diminuir os casos de brigas e discussões que ocorrem diariamente dentro da nossa escola Myrna ll, além disso iremos ensinar nossos alunos e alunas a jogar tênis com inclusão de técnicas e regras, de forma lúdica, assim facilitando seu aprendizado e compreensão de forma diferente e prazerosa, respeitando cada faixa etária de nossos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 METAS

            Tornar o tênis mais acessível a E.E. Myrna ll e seus alunos, além de contribuir para a formação de alunos com faixa etária de 7 a 12 anos, assim ensinando aos alunos a serem bons cidadãos e também ensinando os valores por intermédio do esporte, usaremos o tênis adaptado como instrumento de transformação social dos alunos onde grande parte vive em situação de vulnerabilidade, e através da prática esportiva vamos passando vivencias e conhecimentos por meio de atividades lúdicas e recreativas, com brincadeiras e jogos, além tênis propriamente dito, motivando e incorporando essas práticas de forma permanente na vida desses alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 MÉTODO

           

            Nosso trabalho será de acordo com o nível de habilidades e vivencias de cada aluno e aluna, além disso nós iremos aumentar o grau de dificuldade das atividades de acordo com o progresso individual, sendo assim não ultrapassando a fase onde nossos alunos se encontrando.

            Lembrando que por conta da idade de nossos alunos, todas essas atividades serão realizadas de forma lúdica e simples, sendo sua dificuldade aumentada de acordo com a facilidade em que os alunos encontram nas atividades.

            A seguir iremos esclarecer o que cada grupo de alunos irá trabalhar durante o ano, de acordo com o nível em que se encontram.

           

 

Cinza-branco e branco

 

  • Movimentação: Frente, lado e costas.
  • Tempo de reação.
  • Equilíbrio.
  • Ponto de contato.
  • Saltos.
  • Coordenativos.
  • Arremessos.
  • Conduzir a bola com a raquete no zig-zag de cones.
  • Carregar a bola na raquete.
  • Lateralidade.
  • Trabalho em equipe.
  • Aceitar derrota.
  • Obediência.
  • Brincadeiras lúdicas.
  • Rebater a bola no suporte.
  • Saque por baixo (Saque asa do avião).
  • Inclusão do Vôlei (Placa pare).
  • Técnicas Básicas:

- Forehand (Asa do avião).

- Backhand (Duas mãos).

- Posição inicial (Posição de tenista).

  • Dimensões da quadra: 11 metros de comprimento e 6 metros de largura.
  • Tamanho das raquetes: 21 e 23 polegadas.

                       

Amarela

            Além de relembrar-vos de todas as atividades realizadas no ano anterior, no segundo ano, as crianças passam a aprender coisas novas como:

  • Passar a bola por cima da rede.
  • Rebater bolas lançadas pelo professor com a mão e com a raquete.
  • Giros.
  • Brincadeiras pré-desportivas.
  • Bater bola com o professor.
  • Ensinar as nomenclaturas das batidas.
  • Iniciação de terminação básica da batida.

 

Laranja

  • Recuperação para o meio da quadra após cada batida.
  • Saque por cima (Saque foguete).
  • Dimensões da quadra: 18 metros de comprimento e 8,23 metros de largura.
  • Tamanho das raquetes: 23 e 25 polegadas.
  • Inclusão do Smach (Mata mosca).
  • Saque (por baixo cruzado).
  • Inclusão do WILLBER.

 

Vermelha

  • Direcionamento (Cruzado e paralela).
  • Saque por cima (Cruzado).
  • Mudança de empunhadura para aplicação de efeito (Top Spin).
  • Jogos com inclusão de regras simples e sem contagem formal.
  • Posição inicial com parada de perna (Spleet step).

 

 

Verde

  • Saque por cima com efeito.
  • Jogos com contagem oficial.
  • Saber alongar e encurtar a bola.
  • Exigir movimento completo da batida.
  • Posicionamentos em quadra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6 Recursos Humanos

 

  • Juari da Silva Figueroa: Professor de Educação Física (ensino superior incompleto, cursando 6º semestre de licenciatura) – Cargo: Professor. – Carga horarias semanal: dezesseis horas.
  • Diogo Felix de Campos Andrade: Professor de Educação Física (ensino superior incompleto, cursando 6º semestre de licenciatura) – Cargo: Professor. – Carga horarias semanal: dezesseis horas.
  • Anderson Santos de Jesus: Professor de Educação Física (ensino superior incompleto, cursando 6º semestre de licenciatura) – Cargo: Professor. – Carga horarias semanal: dezesseis horas.
  • José Leônidas de Almeida: Professor de Educação Física (ensino superior incompleto, cursando 6º semestre de licenciatura) – Cargo: Professor. – Carga horarias semanal: dezesseis horas.
  • Rafael Elias da Silva: Professor de Educação Física (ensino superior incompleto, cursando 6º semestre de licenciatura) – Cargo: Coordenador geral e Professor. – Carga horarias semanal: dezesseis horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 Recursos Materiais

 

 

  • 72 bolas TIP;
  • 72 bolas KID;
  • 72 bolas MID;
  • 48 bolas de Espuma;
  • 2 redes móvel;
  • 2 suportes para bolas;
  • 2 canos para pegar bola;
  • 200 munhequeira (Cor Cinza);
  • 40 pratos;
  • 42 cones;
  • 30 bambolês;
  • 8 faixas;
  • 2 escadinhas;
  • 10 raquetes 21;
  • 10 raquetes 23;
  • 10 raquetes 25;
  • 3 algodões doces (material adaptado);
  • 2 Varal (material adaptado).

Os materiais a cima citados são materiais que serão de total reponsabilidade da escola e do estado. Por esse motivo, serão comprados apenas os materiais que a instituição não venha a ter.

As reposições destes materiais serão de acordo com a necessidade da instituição.

Por conta desses materiais serem da instituição ela será utilizada para outras atividades e não apenas pelo projeto, sendo assim não tendo uma data certa para se ter sua reposição imediata.

Em relação as munhequeiras, estas para o final do ano serão necessárias novamente, porém nem todas terão a mesma cor, por conta do desenvolvimento individual de cada aluno, pois as munhequeiras do final do ano serão para a graduação de todos os alunos, e o número de cada cor que será necessária, ira de acordo com o desenvolvimento de todos os alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 RECURSOS INSTITUCIONAIS

 

  • Pátio da escola.
  • Sala de aula em dias de chuva.

 

Obs: Caso tenha uma grande aceitação do projeto, iremos ampliar a oferta conforme haja aumento da demanda de alunos utilizando como alternativa quadra poliesportiva comunitária localizada na Rua Dr. Juvenal Hudson Ferreira em frente ao AMA do Jd. Mirna e a Praça do Mirna, próxima a nossa escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9 Recursos Financeiros

            Todo e qualquer recurso que seja necessário, será de responsabilidade do estado e/ou a instituição que contratar o projeto, sendo assim a compra de todos os materiais necessários para a iniciação da mesma e a manutenção para a pratica efetiva do projeto.

            Pelo fato do projeto estar sendo inserido em uma comunidade de baixa renda, não serão cobradas taxas de inscrições e muito menos mensalidades por menor que as seja.

Já a questão da reposição de matérias, está será pedida com grande antecedência, e será cobrada apenas em momento de necessidade da instituição, por conta de o material ser usado para toda instituição e não apenas do projeto.

 

Despesas materiais

Materiais

Quantidade

TOTAL

 

Bolas TIP

72 Bolas                  

R$ 499,80

 

Bolas KID

72 Bolas                  

R$ 479,70

 

Bolas MID

72 Bolas                  

R$ 717,60

 

Bolas de Espuma

48 Bolas                  

R$ 638,40

 

Rede Móvel

2

R$ 1.299,80

 

Suporte para bolas

2

R$ 599,80

 

Cano p/ pegar bolas

2

R$ 200,00

 

Munhequeira

200

R$ 3.398,00

 

Pratos

40

R$ 73,98

 

Cones

42

R$ 419,93

 

Bambolês

36

R$ 49,65

 

Faixas

8

R$ 50,00

 

Escadinhas

2

R$ 509,97

 

Algodão doce (adap)

3

R$ 300,00

 

Varal (adap)

2

R$ 80,00

 

Raquetes 21

10

R$ 1. 590,00

 

Raquetes 23

10

R$ 1.690,00

 

Raquetes 25

10

R$ 1.890,00

TOTAL R$ 14.486,63

 

DESPESAS HUMANA

 

 

 

 

Valor imposto por profissional:

Professor: R$ 30,00 aula (R$ 1.728,00 mensais).

Coordenador: R$ 38,00 aula (R$ 2.432,00 mensais).

Valor total dos funcionários:

Professores: R$ 6.912,00

Coordenador: R$ 2.432,00

 

10 COORDENAÇÃO DO PROJETO:

 

 

Estará a cargo do Professor Rafael Elias da Silva, que terá como atribuição o planejamento, supervisão, acompanhamento e o controle das atividades deste projeto.

 

Será dividido em 4 Bimestres. Serão eles:

1.Bimestre= fevereiro, março, abril.

2.Bimestre= maio e junho.

3. Bimestre= agosto e setembro.

4. Bimestre= outubro, novembro.

 

 

Todas as Atividades serão supervisionadas pelo professor Rafael Elias da Silva, assim com o controle de todas as atividades que serão passadas durante todo o ano, mantendo também o controle sob todos os materiais e sua qualidade, tendo também como responsabilidade a cobrança para a reposição dos mesmos ou suas mudanças, visando a segurança de seus funcionários e alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11 CRONOGRAMA

 

Projeto I LOVE TÊNIS será feito durante 9 Meses: fevereiro, março, abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro 2017- janeiro, julho e dezembro. (Férias Escolares) os alunos farão 1 aula semanal com duração de 45 minutos.

            1º bimestre: fevereiro, março e abril.

            2º bimestre: maio e junho.

            3º bimestre: agosto e setembro.

            4º bimestre: outubro e novembro.

Desenvolvimento do Projeto: Será Iniciado no 06 de fevereiro a 01 de dezembro de 2017

Férias Escolares de Julho:

  • Férias antes da iniciação do projeto até o dia 05 de fevereiro.
  • 02 de julho a 05 de agosto de 2017.
  • Férias de final de ano a partir de 02 de dezembro.

Escola Pública: Crianças de 6 a 11 anos, regularmente matriculados no ano de 2017 na instituição de ensino E.E Myrna ll

As inscrições do projeto, iram acontecer dos dias 06/02/2017 a 28/02/2017, com o Coordenador do projeto Rafael Elias da Silva. Sendo os dias, segundas as sextas das 7h às 10h ou das 12h às 15h e aos domingos das 10h ao 13h.

Haverá disponibilidade de apenas 80 vagas no primeiro ano do projeto.

Em nosso trabalho a primeira divisão será realizada de acordo com a faixa etária de cada criança. A segunda divisão só irá ocorrer no ano seguinte de acordo com a capacidade das crianças. Nós nunca realizaremos a divisão por sexo ou tamanho, pois nosso projeto também realiza a questão da sociabilização entre todos.

Os alunos só poderão fazer uma aula por semana, assim fazendo com que o projeto consiga alcançar ainda mais crianças, apenas do curto número de crianças que iremos trabalhar no primeiro ano do projeto.

Cada aula terá a duração de quarenta e cinco minutos e no máximo doze alunos, sendo assim tendo mais profissionais por aluno para o melhor ensino aprendizagem de cada um, além disso as aulas serão compostas de três momentos, sendo eles: Conceitual, Procedimental e Atitudinal, onde iremos ensinar mais que apenas um esporte, vamos ensinar eles a darem valor a coisas como: Dar valor ao próximo, ao respeito e etc.

            Sem contar também que as crianças não precisam apenas correr para um lado e para o outro, elas precisam saber o que estão fazendo e o porquê, as crianças acima de tudo isso, precisa falar e ser ouvida, sendo assim tendo rodas de conversas durantes as aulas para que elas reflitam.

 

 

Nossas aulas ocorreram aos sábados e domingos, sendo as turmas:

 

Sábado: 09:15 as 10:00 = Cinza-branco/ Branco

Sábado: 10:00 as 10:45 = Cinza-branco/ Branco

Sábado: 10:45 as 11:30= Amarelo

Sábado: 11:30 as 12:15 = Amarelo

Sábado: 13:00 as 13:45 = Laranja

Sábado: 13:45 as 14:30 = Laranja/ Vermelha

Sábado: 14:30 as 15:15 = Vermelha/ verde

Sábado: 15:15 as 16:00 = Verde

Domingo: 09:15 as 10:00 = Cinza-branco/ Branco

Domingo: 10:00 as 10:45 = Cinza-branco/ Branco

Domingo: 10:45 as 11:30= Amarelo

Domingo: 11:30 as 12:15 =Amarelo

Domingo: 13:00 as 13:45 = Laranja

Domingo: 13:45 as 14:30 = Laranja/ Vermelha

Domingo: 14:30 as 15:15 = Vermelha/ Verde

Domingo: 15:15 as 16:00 = Verde

 

 

Eventos

 

Os eventos que vamos estar fazendo durante o ano serão sempre divididos em dois dias, sendo sempre sábado e domingo da mesma semana.

            Será realizado dois eventos no primeiro ano do projeto. Sendo o primeiro na última semana de aula do primeiro semestre.

Iremos montar uma oficina de raquetes, onde todas as crianças iram cada uma confeccionar sua própria raquete, claro que será apenas um material adaptado, mas todos iram fazer a sua própria raquete e ainda iram bater algumas bolas cada um com sua raquete.

Também haverá um dia onde nossas crianças irão para o CEU Campo Limpo, onde participaram de um festival que será montado para que eles conheçam e brinquem junto das crianças que participam do Instituto Patrícia Medrado.

O segundo evento que faremos, ocorrerá na última semana de aula do ano. Onde terá a graduação de munhequeira, sendo assim o momento mais esperado do ano onde cada aluno irá ganhar uma munhequeira mostrando seu desenvolvimento durante o ano.

Lembrando que, todas as aulas terão um planejamento realizado semestralmente, porém, de acordo a análise do coordenador ou de algum feedback do professor, esse planejamento pode ser mudado em cima da hora para que possamos acompanhar o desenvolvimento das nossas crianças, para que nenhuma criança venha a ficar para trás ou desanimada. Mas apesar disto, todas as aulas serão realizadas de forma, lúdica e com muita diversão contendo até atividades voltadas para outros esportes, mas que estarão trabalharam todo o armazém motor de nossas crianças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

 

Os alunos serão avaliados e pontuados da Seguinte forma. Assim marcando pontos aula a aula.

  • Presença
  • Motivação
  • Trabalho em equipe (aceitar derrota)
  • Munhequeira (usar durante a aula)
  • Habilidade
  • Obediência (disciplina)

 

E com isso podendo também ganhar Pontos Extras.

No Final do projeto, serão somados os pontos do ano todo, mais os pontinhos de uma provinhas que será realizada no final do ano.

            Obs: essa provinha serão as mesmas atividades feitas em aula, apenas para ver o que a criança conseguiu aprender ou não.

 

Os alunos serão incentivados com munhequeira dependendo do seu desenvolvimento e esforço durante as aulas.

Quando começar todos receberam uma muquequeira da cor cinza assim mudando de cor (Graduação) com as Cores, e para aqueles alunos que não tiverem se desenvolvido para se Graduar de cor, e para que não tenha desmotivação, terá as cores INTERMEDIARIAS, para assim eles também se graduarem junto com os demais:

 

  • Cinza
  • Cinza/Branco- Intermediaria
  • Branco
  • Branco/Amarelo- Intermediaria
  • Amarelo
  • Amarelo/Laranja
  • Laranja
  • Laranja/Vermelho- Intermediaria
  • Vermelho
  • Vermelho/Verde- Intermediaria
  • Verde

As cores definem o desenvolvimento de cada aluno, mas dependendo de seu desenvolvimento o aluno poderá mudar quantas cores ele conseguir de acordo com sua melhora, e não haverá tempo determinado para isso, irá depender da análise dos professores, mediante a diário de bordo, e anotações e Relatórios para Diretoria Escolar Mensalmente.

 

Será aplicado uma prova no decorrer no ano. Nas ultimas aulas de novembro de 2017. Para assim verificar o desenvolvimento de cada criança.

 

 

 

 

 

 

 

Anexos

 

 

 

Tabelas de pontuação:

A primeira tabela serve como avaliação continua, onde iremos avaliar principalmente o comportamento de nossas crianças. Usamos esta tabela como uma das avaliações que faremos com nossos alunos, para sabermos para qual munhequeira nosso aluno irá ganhar no final do ano.

Nessa tabela valorizamos cada ação dos nossos alunos durante as aulas, sendo assim sempre ressaltando a importância da parte atitudinal de nossos alunos que será feito durante os quarenta e cinco minutos de cada aula.

            Já na segunda tabela é uma avaliação final onde vamos avaliar alguns itens que foram trabalhados durante todo o ano, cada criança de acordo com seu nível estipulado segundo sua munhequeira ou melhora.

            É sempre bom ressaltar que, nunca uma criança ire repetir seu nível anterior caso não passe na prova final ou pontuação de aula. Pela questão que não vamos avaliar nossos alunos apenas por números realizados nessas avaliações e sim de acordo com a melhora de cada um.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Listas de Graduações

            Nas listas a baixo veremos cada item que o professor deverá aplicar aos alunos em cada munhequeira.

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos da intervenção

Essas fotos foram realizadas na Escola Estadual Myrna ll, sob a supervisão do coordenador pedagógico _______________________ e com autorização de imagem de todas as crianças assinada pelos seus respectivos responsáveis legais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UNIVERSIDADE ITALO BRASILEIRO

PROJETO: I LOVE TÊNIS

Tema: Tênis educacional

 

Professores:

Juari da Silva Figueroa

Diogo Felix de Campos Andrade

Anderson Santos de Jesus

José Leônidas de Almeida

Rafael Elias da Silva

 

Orientador:

                                               Profº. Eduardo Okuhara

 

 

                                                           São Paulo

     2016

Tema: Tênis educacional

 

 

 

 

 

 

Este projeto está sendo apresentado para a Universidade Ítalo Brasileiro, com o intuito de obtermos êxito na conclusão do curso de licenciatura da Educação Física, além de querermos utiliza-lo também como forma de um trabalho após a conclusão da mesma, sob a orientação do Profº Eduardo Okuhara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

São Paulo

    2016

Sumário 

 

 

 

                                                                                                                                                                                               PÁGINA.

1 APRESENTAÇÃO .................................................................................. 1

2 DIAGNÓSTICO ......................................................................................  2

3 OBJETIVO GERAL.................................................................................  3

            3.1 OBJETIVO ESPECÍFICO..........................................................  3

4 METAS...................................................................................................  4

5 MÉTODO................................................................................................  5

6 RECURSOS HUMANOS........................................................................  7

7 RECURSOS MATERIAIS.......................................................................  8

8 RECURSOS INSTITUCIONAIS..............................................................  9

9 RECURSOS FINANCEIROS..................................................................  10

            9.1 DESPESAS COM MATERIAIS.................................................  10

            9.2 DESPESAS HUMANAS............................................................  10

10 COORDENAÇÃO DO PROJETO.........................................................  11

11 CRONOGRAMA...................................................................................   12

12 SISTEMA DE AVALIAÇÃO..................................................................   14 

ANEXOS....................................................................................................   16

            12.1 TABELAS DE PONTUÇÃO.....................................................   17

            12.2 LISTA DE GRADUAÇÃO.........................................................   20

            12.3 FOTOS DA INTERVENÇÃO....................................................   25

            12.4 AUTORIZAÇÕES DE IMAGEM................................................   29

 

 

 

 

Projeto

 

                        TÍTULO: Tênis educacional

                        EMPRESA: I Love Tênis.

                        COORDENAÇÃO: Profº Rafael Elias da Silva

                        COLABORADORES: Profº Anderson Santos de Jesus

                                                              Profº Diogo Felix de Campos Andrade

                                                              Profº José Leônidas de Almeida

                                                              Profº Juari da Silva Figueroa

                        INSTITUIÇÃO: E.E. Myrna ll        

 

 

1 APRESENTAÇÃO

 

            Estamos trazendo uma nova vivencia para as crianças do ensino fundamental l da Escola Estadual Myrna ll, localizada no extremo sul de São Paulo no bairro do Grajaú, na Avenida Carlos Bastos Machado nº250, através do projeto I LOVE TÊNIS, onde sua pratica seja levada a todas as camadas sociais sem necessidade de investir na estrutura da nossa escola. A escola é muito importante na formação dos nossos alunos, e uma das ferramentas usadas como forma de ensino é a Educação Física no conteúdo escolar. O tênis adaptado na escola, além de ser uma opção de atividade desenvolvida em forma de lazer, serve para auxiliar os nossos alunos no desenvolvimento físico, motor e sócio afetivo através da cultura corporal do movimento.

            A infraestrutura desta escola, nos possibilita fazer adaptações no pátio da instituição para a prática do tênis como jogos, brincadeiras e atividades lúdicas.

            Nosso projeto, utiliza munhequeiras de cores diversificadas como sistema para avalição sendo assim a mesma mostrando o nível técnico de cada aluno e aluna de acordo com sua cor.

     A prática do tênis educacional, é uma opção rara no âmbito escolar estadual. E este trabalho não visa apenas promover vivencias para 80 crianças dos 07 a 12 anos de idade na instituição, mas também caso tenha uma grande aceitação do projeto, ampliar a oferta conforme haja aumento da demanda de alunos utilizando como alternativa quadra poliesportiva comunitária localizada na Rua Dr. Juvenal Hudson Ferreira em frente ao AMA do Jd. Mirna e a Praça do Mirna, próxima a nossa escola.

            Lembrando também que além da munhequeira como forma de motivação aos nossos alunos, teremos um dia de oficina, onde nossos alunos poderão construir e utilizar raquetes feitas por eles mesmo. Também teremos um dia onde iremos levar nossos alunos ao CEU Campo Limpo onde faremos um festival junto as crianças do instituto Patrícia medrado, e assim eles podendo sociabilizar com crianças que nunca viram por meio de algo que eles terão em comum que é o contato com o tênis.

 

 

2 DIAGNOSTICO

 

Segundo Gil (1999), as pesquisas exploratórias são desenvolvidas para nos dar uma visão geral de um tema ou um fato pouco explorado, envolvendo habitualmente levantamento Documental.

Permitimos que os alunos vivenciassem diferentes práticas esportivas, inclusive o tênis; assim percebemos o interesse dos alunos de aprender o esporte.

Nas pesquisas observamos que mais de 85% dos alunos frequentam a sala de aula diariamente; e 45% nunca tiveram uma vivência do esporte tênis. Assim percebemos que há uma falta significativa deste esporte na escola. Sendo assim vimos que mais de 98% dos alunos tem o desejo de vivenciar o tênis, e 10% dos alunos tem a vontade de se profissionalizar no tênis.

O tênis é uma escolha ideal para ensinar as crianças na escola, pois não é muito praticado ou ensinado em âmbito escolar, sendo assim um ótimo elemento para ser incluído no meio escolar, e estimulando sua inclusão na grade curricular.

Nós admiramos todos que gostam do esporte tênis, pois beneficia a saúde, e faz com que a criança esteja melhor no seu dia a dia, em aspectos físicos, motores, psicológicos e fisiológicos.

                                                   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 OBJETIVOS

            Com este projeto querermos proporcionar aos alunos uma melhor qualidade de vida, além disso o tênis é um esporte novo para as crianças da E.E. Myrna ll, sendo assim um motivador para nossos alunos.

            Temos o intuito de ensinar o tênis para nossos alunos. Apesar disso, esse esporte servirá como ferramenta para ensinarmos coisas muito importante na vida de cada uma delas, sendo assim ensinando-as a trabalhar em equipe, respeitar o próximo, o respeito aos mais velhos, saber a hora de brincar e ouvir. Além de promover experiências por meio de movimentos que possibilitem ao estudante desenvolver suas potencialidades motoras, cognitivas, afetivas e sociais.

            Devemos ressaltar também que por ser um projeto que ocorrerá ao fim de semana, iremos ajudar não só a escola, mas como a comunidade, tirando as crianças da rua onde correm perigoso, pondo algo prazeroso que levaram para o resto de suas vidas e assim moldando novos cidadãos pensantes e de atitudes através de um belo esporte.

 

3.1 OBJETIBO ESPECÍFICO

            Por intermédio deste esporte, queremos diminuir os casos de brigas e discussões que ocorrem diariamente dentro da nossa escola Myrna ll, além disso iremos ensinar nossos alunos e alunas a jogar tênis com inclusão de técnicas e regras, de forma lúdica, assim facilitando seu aprendizado e compreensão de forma diferente e prazerosa, respeitando cada faixa etária de nossos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 METAS

Baixar artigo

Volume/Edição

Autores

  • ANDRADE,Diogo;FIGUEROA,juari;ELIAS,Rafael;LEONIDAS,José;JESUS,Anderson

Páginas

  • a

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

Dados da publicação

  • Data: 01/12/2016
Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×