01/05/2018

Gestão Estratégica: sua importância na constituição das empresas

Strategic Management: its importance in the constitution of companies

 

Cristian Rafael Zingler [1]

Eduardo Granich [2]

Jamile Seidel [3]

Cassiano Telles [4]

 

 

Resumo

Encontramos um cenário atual com visível aumento da competitividade no âmbito empresarial, exigindo das organizações muitas adaptações e um maior conhecimento nas situações internas e externas. Diante disso, a utilização da gestão estratégica passou a ser indispensável, pois com um planejamento e uma análise adequada as empresas podem conhecer melhor o cenário em que estão inseridas, favorecendo assim a organização. A partir disto, este artigo tem como objetivo identificar qual a contribuição da gestão estratégica para tomada de decisões e seus fatores de permanência no mercado. A metodologia utilizada se caracteriza enquanto qualitativa sob forma bibliográfica, qual consiste no estudo através da fundamentação teórica do tema. Concluímos que a gestão estratégica melhora o desempenho das organizações, por meio da organização dos processos, utilizando ferramentas que auxiliam a tomada de decisão.

Palavras–chave: Gestão Estratégica, Planejamento, Empresas;

 

Abstract

We find a current scenario with a visible increase in competitiveness in the business environment, requiring organizations to adapt and become more knowledgeable in internal and external situations. Therefore, the use of strategic management has become indispensable, since with proper planning and analysis companies can better understand the scenario in which they are inserted, thus favoring the organization. From this, this article aims to identify the contribution of strategic management to decision making and its factors of permanence in the market. The methodology used is characterized as qualitative in bibliographical form, which consists of the study through the theoretical foundation of the theme. We conclude that strategic management improves the performance of organizations, through the organization of processes, using tools that help decision making.

Keywords: Strategic Management, Planning, Business;

 

Introdução

Diante do atual cenário econômico e das constantes alterações de mercado as empresas precisam estar preparadas para tomar decisões robustas e eficazes a fim de resolver situações desfavoráveis ao meio em que estão inseridas. Diante dessa situação, as organizações têm buscado constantemente métodos que lhe auxiliam no processo de planejamento e tomada de decisões ajudando a enfrentar os constantes desafios empresariais e permanecer no mercado.

A gestão estratégica tem papel importante nas organizações segundo Chiavenato e Sapiro (2009) a gestão estratégica está relacionado com objetivos organizacionais, pois a  mesma afeta a viabilidade e a expansão da organização, por isso  é necessário que seja elaborada de forma integrada  com planos táticos, visto que o maior desafio enfrentado pelas organizações é o da administração , pois num ambiente em constante transformação como se encontra hoje é necessário planejar os negócios de forma inovadora e diferenciada, para assim atingir os objetivos da empresa assim obter sucesso.

Nesse contexto, a gestão estratégica é considerada uma ferramenta importante e que possibilita o conhecimento do ambiente interno e externo da empresa, estabelecendo a direção a ser seguida e a decisão a ser tomada, bem como possibilitando a preparação da empresa para as possíveis mudanças.

Sendo assim, o estudo tem como objetivo identificar qual a contribuição da gestão estratégica para tomada de decisões e seus fatores de permanência no mercado e para a realização deste artigo, utiliza-se a metodologia qualitativa-teórica/bibliográfica que é a fundamentação teórica embasada em teses, livros, artigos.

 

Dialogando com a Literatura

 

A Gestão Estratégica

Nas empresas, a estratégia é definida como várias ações que a organização deve realizar para atingir seus objetivos, confirmada por Chiavenato (1999) trata a gestão estratégica como sendo uma função administrativa, responsável por definir os objetivos, os meios e ações necessárias para atingi-los adequadamente.

Segundo Oliveira (2005), a “estratégia é uma forma articulada de unir a ação, os objetivos e os desafios de maneira que, juntos possam chegar ao resultado almejado”.

O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada (OLIVEIRA, 2005, p.47).

Sendo assim o planejamento estratégico é um processo longo que sustenta a empresa de idéias e foco para seguir em frente e conquistar as metas.

Chiavenato e Sapiro (2009) conceituam o planejamento estratégico como um processo de formulação de estratégias organizacionais, sendo a busca da inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela atua.

A gestão estratégica colabora para a tomada de decisão que segundo Maximiano (2008), o responsável pelas tomadas de decisões numa organização precisa ter um maior conhecimento, informações e dados concretos sobre a empresa e o ambiente que a rodeia, pois este é muito importante e auxilia no processo de escolher uma ação para lidar com um problema ou oportunidade.

 

O Planejamento

Segundo Megginson (1998), o planejamento é visto como um processo que estabelece objetivos definindo a melhor forma de atingi-los. O mesmo constitui uma estrutura para organizar, liderar e controlar, a empresa e por isso é indispensável para o crescimento da empresa.

 

Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – a relação pretendida da organização com seu ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre o padrão de comportamento (ou cursos de ação) que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer e mercados e clientes que pretende atingir (MAXIMIANO, 2009, p.333).

 

O planejamento, portanto, é uma ferramenta essencial para uma empresa conseguir alcançar o sucesso, pois o mesmo possibilita a preparação, organização e estruturação para atingir os seus objetivos propostos pela organização é também indispensável para determinar os métodos e tipos de controle necessários, bem como que tipo de administração a empresa vai seguir.  (ACKOFF apud OLIVEIRA, 2009).

"O planejamento estratégico é uma declaração que delineia a missão de uma organização e seu rumo futuro, suas metas de desempenho a curto prazo e de longo prazo e sua estratégica." (THOMPSON; STRIKCLAND, 2000, p. 33).

Ferramenta SWOT

“O objetivo da análise SWOT é possibilitar que a empresa se posicione para tirar vantagens em determinadas oportunidades do ambiente e evitar ou minimizar as ameaças e perdas”. (STELLERS, P. 1992)

Os ponto fortes e fracos de uma empresa residem em seus recursos humanos, organizacionais e físicos. Idealmente esses recursos são desempenhados em conjunto interno e externo  para fornecer a empresa uma oportunidade e vantagem competitiva sustentada.(WRIGHT PETER , 2000,p122).

A seguir a Figura 1:

Figura 1: Matriz Swot. Fonte: MARCONDES, 2016.

A Matriz SWOT, possibilita uma ampla visão da realidade da organização, uma vez que ela se propõe analisar os pontos internos e externos que afetam a organização de forma positiva e negativa, através da análise da matriz SWOT a empresa fica apta a escolher uma estratégia adequada para que alcancem determinados objetivos, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo (MARCONDES, JOSE 2016).

 

O Foco Estratégico

 

Conforme Sertek,Guindani e Martins (2007) percebe-se que com o passar do tempo, o foco estratégico empresarial é alterado. Até 1920 o foco principal nas organizações era a produção. No entanto, essas ações foram rompidas com a queda da bolsa de valores de Nova Iorque (Crise dos EUA, 1929) devido à grande produção e baixa demanda.

O próximo foco foi as vendas (de 1920 à 1950). Não bastava mais apenas produzir, era necessário também vender. De 1950 à 1990 o foco foi o marketing para despertar o interesse dos clientes. A partir de 1990 o foco foram as informações para trabalhar com informações específicas de cada cliente.

No início do século XXI, o grande diferencial do foco estratégico é o conhecimento. A Figura 2 representa de como o foco estratégico das empresas evoluiu durante o século XX.

Figura 2: Foco estratégico Fonte: Sertek, 2007

 

Então é possível observar que quanto mais se conhece sobre os mercados atuais e sobre a estratégia da empresa, mais fácil fica de permanecer no mercado, pois a mesma terá postura para a tomada de decisões e assim seguir um foco estratégico.

 

Caminhos de Pesquisa

 

            O presente artigo busca estudar a gestão estratégica nas empresas, analisando de que maneira as organizações podem mudanças, e como a gestão estratégica, pode auxiliar as empresas.

Nesse sentido, aplicam-se métodos qualitativos, pois segundo Gil (1995, p.147) “a utilização de dados qualitativos pode conduzir a importantes intuições. Estas podem esclarecer a natureza das relações estatisticamente verificadas entre as variáveis, podem proporcionar nova visão acerca do problema”. A análise é realizada através de levantamentos de dados com pesquisas bibliográficas.

 

A pesquisa qualitativa é conhecida também como "estudo de campo", "estudo qualitativo", "interacionismo simbólico", "perspectiva interna", "interpretativa", "etnometodologia", "ecológica", "descritiva", "observação participante", "entrevista qualitativa", "abordagem de estudo de caso", "pesquisa participante", "pesquisa fenomenológica", "pesquisa-ação", "pesquisa naturalista", "entrevista em profundidade", "pesquisa qualitativa e fenomenológica", e outras [...]. Sob esses nomes, em geral, não obstante, devemos estar alertas em relação, pelo menos, a dois aspectos. Alguns desses enfoques rejeitam total ou parcialmente o ponto de vista quantitativo na pesquisa educacional; e outros denunciam, claramente, os suportes teóricos sobre os quais elaboraram seus postulados interpretativos da realidade (TRIVIÑOS, 1987, p. 124).

 

 Esse artigo usa uma pesquisa qualitativa para o tema, com o método de investigação científica que está relacionado no levantamento de dados sobre o assunto em questão que visa compreender e interpretar a gestão estratégica de uma forma ampla dentro das organizações.

 Com a pesquisa qualitativa, embasada no referencial teórico é possível analisar o contexto das organizações observando os processos a serem seguidos.

 

Considerações Transitórias

 

A metodologia básica para formulação do planejamento estratégico, é negócio, missão, princípios, intenção estratégica, análise do ambiente externo, análise interna, fatores essenciais do negócio, fatores críticos, e por fim objetivos e metas estratégicas (Sampaio, 2002 p.13).

Para que se tenha um planejamento estratégico é necessário responder as questões principais da empresa, ou seja, quem é a empresa, porque ela existe, onde está instalada, e onde deseja chegar. Com essa estrutura a empresa terá capacidade de chegar onde quer utilizando uma boa estratégia. Também é necessário que as empresas tenham bom senso ao tomar decisões, para que assim haja um bom desenvolvimento e para isso é essencial que as pessoas que trabalham em todos os níveis, em todas as áreas e em todos os tipos e tamanhos de organização não apenas tomam decisões – elas mas tomam boas decisões” (SCHERMERHORN; HUNT e OSBORN, 1999).

É usada a análise “SWOT (os pontos fortes-Strenghts-e fracos- Weakenesses- oportunidades-Oportunities e ameaças- Threats)”, ou seja, é importante ressaltar os pontos fortes que a empresa possui e mostrar os pontos fracos, assim como suas oportunidades e ameaças. (Sellers, 1992 p.85 e 86). Essa ferramenta é de grande importância para auxiliar as empresas de diferentes ramos a analisar seus processos perdas e ameaças conduzindo a uma tomada de decisão para a empresa seguir competitiva no mercado.

 

 Conclusões Transitórias

 

Conclui-se que a gestão estratégica é uma maneira de melhorar o desempenho das organizações, por meio de organização dos processos, análises e aplicação de ferramentas que auxiliam a tomada de decisão. Portanto, é extremamente importante que cada empresa tenha sua estratégia e que mesma seja adequada para seu porte e que esteja apta possíveis mudanças.

A vantagem competitiva pode ser conquistada através da gestão estratégica, pois os planos estratégicos estabelecem uma base que organiza a empresa de uma forma que visa garantir excelência nos serviços prestados, melhoria nos processos e produtos bem como custos adequados ao produto ou serviço, com esses pontos alinhados a empresa consegue se tornar competitiva e por seguinte permanecer no mercado.

Portanto com o desenvolvimento deste artigo, ficou evidente que a gestão estratégica é importantíssima para a empresa, através de análises da matriz SWOT é possível analisar os pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças e assim a empresa pode simular cenários e traçar estratégias e consequentemente conquistar seus objetivos.

 

Referências

 

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. 2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Técnicas de pesquisa em economia. 2. ed São Paulo: Editora Atlas S.A., 1990.

KROLL, Mark J. Administração estrategica: Conceitos ed ATLAS S.A 2000 Sao Paulo

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana a revolução digital. 6.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à Administração. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MEGGINSON, L.C. Administração: conceitos e aplicações. 4. ed. São Paulo: Harba, 1998.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceito, metodologia e práticas. 22. ed. São Paulo: Atlas S.A, 2005.

OLIVEIRA, Djalma de P. R de. Planejamento Estratégico: conceitos metodologia e práticas. 26 ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009.

PERNELL, John Administração estratégica: Conceitos ed ATLAS S.A 2000 Sao Paulo

SERTEK, Paulo. Administração e planejamento estratégico. Curitiba: Ibpex, 2007.

SELLERS,P. who cares about shareholders? Fortune, 1992

SCHERMERHORN, Jr, John R.: HUNT, James G.; OSBORN, Richard N.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

THOMPSON, Arthur A. Jr. STRICKLAND, A. J. III. Planejamento estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Pioneira. 2000.

WRIGHT,  Peter Administração estrategica: Conceitos ed ATLAS S.A 2000 Sao Paulo

 

[1] Acadêmico de Engenharia de Produção pela Faculdade Horizontina (FAHOR).

[2] Acadêmico de Engenharia de Produção pela Faculdade Horizontina (FAHOR).

[3] Acadêmica de Engenharia de Produção pela Faculdade Horizontina (FAHOR).

[4] Graduado em Educação Física, Especialista em Educação Física Escolar, Mestre em Educação Física e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: telleshz@yahoo.com.br .

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Volume/Edição

Autores

  • ZINGLER, Cristian Rafael; GRANICH, Eduardo; SEIDEL, Jamile; TELLES, Cassiano;

Páginas

  • 1 a 11

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Gestão Estratégica, Planejamento, Empresas

Dados da publicação

  • Data: 01/05/2018
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