16/07/2018

Gestão da inovação em instituição de ensino superior privada: a busca por inovação organizacional

Diante das demandas da era do conhecimento, e a alta competitividade no mercado de ensino superior privado, a inovação tem se mostrado uma necessidade para a perenidade e manutenção deste mercado. Como objetivo geral deste estudo, buscou-se verificar quais são as dimensões menos desenvolvidas nos ambientes das IES privadas quanto aos critérios de inovação. A partir de tal levantamento busca-se contribuir com as IES na identificação da maturidade de inovação existente e mostrar caminhos para a implantação da gestão da inovação. Como fundamento teórico utilizou-se o pressuposto de implentação da gestão da inovação. Esta pesquisa descritiva utilizou-se das abordagens qualitativas e quantitativas e o método de estudo foi um estudo de caso múltiplo. Utilizou-se o método survey com as afirmativas do instrumento de Tidd e Bessant (2015) e entrevista semiestruturada com três gestores de IES para elencar os fatores de inovação no ambiente destas instituições. Como resultado da pesquisa mostrou-se ser a dimensão mais fragilizada nas IES a aprendizagem organizacional, fator este fundamental à inovação segundo Lastres e Cassiolato (2000). Como critério de inovação menos desenvolvido identificou-se as “regulamentações” que podem analisadas como barreiras mas também pode tornar-se estímulos para a inovação constante.

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Volume/Edição

Autores

  • KLEIN, Simone Boruck

Páginas

  • 1 a 18

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Instituições de Ensino; Gestão Universitária; Inovação Acadêmica

Dados da publicação

  • Data: 16/07/2018
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