20/10/2016

FORMAÇÃO DOCENTE PARA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO

Por:

Tatiana Gonçalves Muzi, Pedagoga pela Universidade Federal o Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida – UVA / RJ, e

Camila Ambrosino dos Santos de Sá, Pedagoga pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF / UERJ e Professora pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Resumo

Durante muito tempo, acreditou-se que o aluno com necessidades educativas especiais não possuía habilidades e capacidades de um aluno dito normal. A luta pela inclusão social tem logrado espaço e vem conquistando vitórias no cenário educacional atual, de maneira que já existem vários mecanismos de combate à segregação vivida por alunos excepcionais, assim como pesquisas, orientações e trabalhos acadêmicos que sinalizam positivamente sobre as possibilidades de inclusão dos mesmos. Como produto de uma investigação teórica, o presente artigo tem o objetivo de discutir a importância da formação docente para a diversidade e o papel fundamental do professor como interlocutor entre o aluno com necessidades educacionais especiais e a escola, através do estímulo à educação que o faça se incluir na sociedade como cidadão de plenos direitos.

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Volume/Edição

Autores

  • MUZI, Tatiana; AMBROSINO, Camila.

Páginas

  • 1 a 17

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Diversidade. Escola. Inclusão. Formação docente.

Dados da publicação

  • Data: 20/10/2016
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