FORMAÇÃO DOCENTE PARA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Por:
Tatiana Gonçalves Muzi, Pedagoga pela Universidade Federal o Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Veiga de Almeida – UVA / RJ, e
Camila Ambrosino dos Santos de Sá, Pedagoga pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense – FEBF / UERJ e Professora pela Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.
Resumo
Durante muito tempo, acreditou-se que o aluno com necessidades educativas especiais não possuía habilidades e capacidades de um aluno dito normal. A luta pela inclusão social tem logrado espaço e vem conquistando vitórias no cenário educacional atual, de maneira que já existem vários mecanismos de combate à segregação vivida por alunos excepcionais, assim como pesquisas, orientações e trabalhos acadêmicos que sinalizam positivamente sobre as possibilidades de inclusão dos mesmos. Como produto de uma investigação teórica, o presente artigo tem o objetivo de discutir a importância da formação docente para a diversidade e o papel fundamental do professor como interlocutor entre o aluno com necessidades educacionais especiais e a escola, através do estímulo à educação que o faça se incluir na sociedade como cidadão de plenos direitos.