Estratégias educacionais em uma universidade presencial e à distância um estudo comparativo
O presente trabalho visou identificar as estratégias educacionais em uma universidade de ensino presencial e a distância. O artigo é dividido em quatro seções. Iniciando com uma contextualização, seguindo de um breve regencial teórico relacionado aos conceitos de gestão estratégica das instituições de ensino superior presencial e em modalidade à distância. Após é apresentado os procedimentos metodológicos empregados na elaboração desta pesquisa. E por fim a análise dos dados e as devidas conclusões. Foi identificado pontos que diferem entre as instituições pesquisadas. Sobre as instituição de ensino a distância identificou-se que as fraquezas estão relacionadas ao aluno, as ameaças vinculadas ao cenário econômico as oportunidades em relação a intervenção da instituição e sobre as forças temos a equipe de trabalho. Analisando os elementos da instituição de ensino presencial teremos a fraquezas aquelas que tratam da gestão instituição com visão de todo o sistema, as ameaças o cenário econômico, as oportunidades intervenção da Instituição e pontos fortes também tratam acerca da gestão como uma visão sistêmica