Ensino da Matemática Como Produção Social
Resumo: A temática aborda questões que norteiam os sentidos dos saberes matemático enquanto produção social. Através de levantamentos bibliográficos, verificou-se que o desenvolvimento do ser humano se dá a partir das interações sociais, a matemática ajudam estabelecer relações entre objetos, conceitos e fatos, e ao mesmo tempo desenvolve habilidades de previsão, explicação, antecipação e interpretação de situações reais para interferir na realidade. A Pedagogia Histórico-Crítica valoriza as práticas do cotidiano, e integra estes saberes aos conteúdos programáticos, sendo instrumento importantíssimo no processo de ensino-aprendizagem. A matemática é um dos frutos da questão de sobrevivência, por exercer um papel transformador. A temática permite uma reflexão e análise sobre as metodologias utilizadas pelos professores, neste sentido o que necessita ter destaque são como os alunos irão promover suas aprendizagens, seja por meio da observação, da reflexão e do uso de informações já adquiridas, o que vale é que sejam conhecimentos partilhados socialmente.