EDUCAÇÃO ESPECIAL NA GRADUAÇÃO: MAPEAMENTO DA QUANTIDADE DE ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS MATRICULADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NO BRASIL
A educação no Brasil, sempre foi tema de muitas discussões e debates, porém com o passar dos anos, verificou-se que algumas discussões e políticas públicas em torno do assunto, tem sido adotadas com maior intensidade pela sociedade, estudiosos e governantes. Neste sentido, verificou-se que o tema educação inclusiva, tem ganhado destaque em vários espaços. Sendo assim, o objetivo desse estudo foi apurar o quantitativo de alunos portadores de necessidades especiais matriculados na graduação, nos cursos presenciais e á distância no Brasil e suas regiões, detalhando o tipo e o quantitativo de deficiências que são encontradas nesse cenário. O estudo foi realizado em Setembro de 2015, onde constatou-se que a maioria dos alunos especiais matriculados na graduação, nos cursos presenciais e á distância, se encontram na rede particular de ensino, quando detalhados por Região do Brasil, a região Sudeste despontou com o maior número de matrículas, e a região Norte com a minoria. No tocante ao tipo de deficiência, observou-se que o tipo de deficiência física, é o que aparece com maior frequência, seguida de deficiência auditiva. Por fim, conclui-se que a educação inclusiva no ensino superior é uma realidade, porém, continua em fase de expansão e crescimento, mediante as conquistas de direitos pela igualdade e inclusão social.