Economia criativa: a ferramenta crowdsourcing
Com a rápida popularização das ferramentas da Web 2.0, que, em sua maioria, são gratuitas e de fácil acessibilidade por parte dos internautas, nota-se um cenário em que conteúdo publicado por pessoas comuns se expande continuamente pela rede. Tal material, que pode ser do tipo texto, imagen, som e vídeos, é facilmente acessível por outros usuários, via plataformas de busca ou outros sistemas de compartilhamento de sites. Associado a este fato, as formas de colaboração presentes na Web 2.0 também se desenvolvem, proporcionando o aparecimento de outras ferramentas, como o crowdsourcing. Esse fenômeno pode tornar qualquer membro da sociedade, em colaboradore ativo das organizações que participam de modo a propor desafios a serem solucionados. A proposta deste artigo foi identificar, por meio de levantamento bibliográfico, o cenário do crowdsourcing do surgimento à condição atual, assim como apresentar aos leitores e gestores atuantes da economia criativa o conceito, as características, as finalidades e as vantagens de se empregar o crowdsourcing para ganhar em competitividade, bem como exemplos de empresas que se beneficiam dessa técnica no Brasil. O trabalho pretende colaborar para o fomento da produção coletiva, assim como para o fortalecimento da ferramenta e ampliação da área de atuação desse conceito.