Definições e estudos acerca da avaliação intracritério: possibilidades para aplicação na gestão universitária a partir de três casos
Um processo de tomada de decisão exitoso requer tempo, atenção e senso crítico, tanto em decisões pessoais quanto organizacionais, uma vez que uma má escolha pode levar à um problema maior ou à uma série de consequências. No âmbito das organizações, incluindo-se aqui as universidades, esse processo se torna ainda mais complexo quando levado em conta que o resultado da ação poderá atingir um grupo maior de pessoas, poderá colocar sua carreira profissional em risco e ainda deve obedecer às regras e à cultura de uma organização educacional. Ademais esse processo de decisão não é fixo e não ocorre sempre da mesma maneira, variando de acordo com cada decisor. Neste contexto os métodos de apoio a decisão podem auxiliar, desde que independentemente da situação a ser resolvida, alguns passos sejam seguidos na geração de alternativas. Baseando-se nos estudos de Almeida (2013), buscou-se trazer no presente artigo a apresentação de alguns estudos de caso que utilizaram do método de apoio a decisão multicritério focando, em grande parte, na chamada avaliação intracritério que é aquela destinada a mensurar as escalas de valor para cada critério a ser considerado na decisão. Cabe mencionar que tal conteúdo geralmente é estudado em disciplinas como Teoria da Decisão nos cursos de Engenharia de Produção e Administração, e pode ser adaptada, a partir dos casos apresentados, para situações na tomada de decisão no âmbito da gestão universitária.