DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: O DESAFIO ENTRE LINGUAGENS.
O presente trabalho tem por tema a deficiência intelectual e o ensino-aprendizagem de língua espanhola como forma de inclusão no contexto escolar. O objetivo é observar por meio da linguagem as diferentes formas de atuação dos estudantes com deficiência intelectual e suas interações com o meio em que estão inseridos. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com observações realizadas durante as aulas de espanhol dos primeiros anos do Ensino Médio de uma escola estadual da região metropolitana de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul/ Brasil. A análise de conteúdo foi realizada seguindo a técnica de Bardin. Os resultados parciais apontam para a necessidade de reformulação didática do docente no que tange o ensino de espanhol a alunos com deficiência intelectual; visível demanda de preparação mais efetiva na formação docente; a importância da apropriação da língua espanhola para a interação e socialização real e significativa entre estudantes. Consideramos a importância do estudo por apresentar a língua espanhola como ferramenta para desenvolvimento do processo da linguagem sendo fundamental para a constituição do sujeito em sociedade.