11/12/2015

CORPOS DÓCEIS E AJUSTADOS NA EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE “VIGIAR E PUNIR”

Com base em uma metodologia foucaultiana, o presente artigo tem como finalidade apresentar alguns conceitos basilares sobre poder e educação, cultura e subjetividade, subdivididos em três grandes partes: a) uma breve genealogia do poder, com o intuito de apresentar como as relações de poder foram exercidas ao logo da história até a chegada ao seu status atual; b) a maneira como disciplina manifesta as formas de poder, a saber, pelas técnicas da distribuição espacial e controle temporal; c) os recursos disciplinares que possibilitam o adestramento do indivíduo e o uso das técnicas disciplinares.

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Volume/Edição

Autores

  • PERUZZI, Ana Paula; SILVA, Paulo Rogério; FERREIRA, Emerson Benedito

Páginas

  • 1 a 16

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Educação, disciplina, genealogia, Michel Foucault.

Dados da publicação

  • Data: 11/12/2015
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