COORDENAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: UMA FUNÇÃO INDESEJADA
O estudo aqui apresentado buscou conhecer a constituição do trabalho dos coordenadores de cursos de graduação no âmbito de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior. A função dos coordenadores de curso é descrita tomando como elementos norteadores a categorização dessa atividade acadêmica como sendo uma atividade do setor público, revestida de elevada responsabilidade para com a sociedade e desempenhada por servidores públicos do quadro docente. Configura-se em uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, que utilizou como forma de coleta de dados entrevistas subsidiadas por roteiros, sendo entrevistados coordenadores e secretários de colegiados. O tratamento dos dados e a análise se deram a partir do método de análise de conteúdo em que os temas constituíram categorias e subcategorias temáticas emergidas dos dados. A falta de políticas que estabeleçam critérios para a ocupação da função de coordenador, a ausência de formação adequada para atuação na gestão acadêmica e o surgimento de conflitos relacionais, em especial entre os pares docentes, dificultam o alcance dos objetivos previstos para as coordenações, como ‘atividade gerencial acadêmica’, que dentre tantos outros motivos, fazem com que essa função seja indesejada pelos professores.