26/09/2017

COORDENAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: UMA FUNÇÃO INDESEJADA

O estudo aqui apresentado buscou conhecer a constituição do trabalho dos coordenadores de cursos de graduação no âmbito de uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior. A função dos coordenadores de curso é descrita tomando como elementos norteadores a categorização dessa atividade acadêmica como sendo uma atividade do setor público, revestida de elevada responsabilidade para com a sociedade e desempenhada por servidores públicos do quadro docente. Configura-se em uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, que utilizou como forma de coleta de dados entrevistas subsidiadas por roteiros, sendo entrevistados coordenadores e secretários de colegiados. O tratamento dos dados e a análise se deram a partir do método de análise de conteúdo em que os temas constituíram categorias e subcategorias temáticas emergidas dos dados. A falta de políticas que estabeleçam critérios para a ocupação da função de coordenador, a ausência de formação adequada para atuação na gestão acadêmica e o surgimento de conflitos relacionais, em especial entre os pares docentes, dificultam o alcance dos objetivos previstos para as coordenações, como ‘atividade gerencial acadêmica’, que dentre tantos outros motivos, fazem com que essa função seja indesejada pelos professores. 

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Volume/Edição

Autores

  • CORRÊA, Valdir Silva

Páginas

  • 1 a 26

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Universidades e Faculdades Públicas, Professores Universitários, Professores - participação na administração, Coordenação de cursos - graduação

Dados da publicação

  • Data: 26/09/2017
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