CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DOS ELEMENTOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA (TURMA 4-B) DO POLO DE HERVAL
Este artigo trabalha elementos, apontadas pelos alunos de Licenciatura em Pedagogia do pólo de Herval, cidade sede que permite a acessibilidade a educandos de Arroio Grande e Pedras Altas, em sua maioria trabalhadores da educação, em muitos casos professores e técnicos, levando em conta os resultados iniciais de análise realizada pelo grupo de autores, pautada no registro da vivência no processo de construção do conhecimento enquanto futuras/os pedagogos do grupo de discentes, de onde se observa uma grande variedade de temas abordados, critérios analisados em artigo anterior submetido ao Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire no ano de 2014, com o trabalho intitulado “Contextualização e análise dos elementos apresentados pelos alunos do curso de licenciatura em pedagogia, da turma 4 (b) do pólo de Herval.” momento no qual se evidenciam questões pertinentes as necessidades dos educandos de ampliação do referencial teórico, problemáticas trabalhadas no decorrer do curso, também como resultado desta primeira pesquisa aprofundadas em diferentes momentos, abordando em sua centralidade planejamento, alfabetização/letramento, partindo daí se constrói uma nova perspectiva de pesquisa, no momento ressaltando a análise e percepções dos educandos frente ao exercício de escrita necessária para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Pelotas, elencando por meio de uma pesquisa de amostragem qualitativa as vivências da formação, procurando demonstrar dificuldades e avanços no processo formativo e a significação das aprendizagem proporcionadas ao longo do período, no entendimento dos autores contribuindo para a qualificação das próximas turmas, bem como remetendo os profissionais já formados a reflexão dos aspectos da formação.