CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE TANGARÁ DA SERRA-MT SOBRE PLANTAS MEDICINAIS
CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO ESTADUAL DE TANGARÁ DA SERRA-MT SOBRE PLANTAS MEDICINAIS
PESSOA, Seyla Poliana Miranda (Bióloga, Mestre em Ambiente e sistema de Produção Agrícola Unemat); PINHEIRO, Andressa Porfírio (Bióloga Unemat); MORAES, Juliana Queirós de (Bióloga Unemat); AÑEZ, Rogério Benedito da Silva (Professor Adjunto de Botânica Unemat); NUNES, Paula Alexandra Soares da Silva (Geógrafa UFMT); ARRUDA, Nasson Delgado (Administrador professor IFMT); NUNES, Josué Ribeiro da Silva; (Professor Adjunto de Ecologia Unemat)
RESUMO
Os objetivos da pesquisa foram distinguir quais são as plantas mais conhecidas pelos alunos do Ensino Médio de uma escola periférica Estadual do Município de Tangará da Serra, e se recorrem ao uso de espécies vegetais com alternativas, apresentando quais os motivos que os levam ao uso e como aprenderam tais conhecimentos. Através da abordagem qualitativa, foram entrevistados 32 alunos através de questionários semi-estruturados, caracterizando 59% do sexo feminino e 41% do masculino, em que 90% estudantes do 1ª ano. 62,5% dos entrevistados usam as plantas medicinais no seu cotidiano, e dos 37,5% que não usam, 12,5% já viram resultados em outras pessoas. Também 62,5%, conhecem até 5 plantas consideradas medicinais. Foram mencionadas 24 famílias e 187 espécies, das quais as plantas mais citadas foram: o Hortelã da família Lamiaceae e o Boldo da família Laminaceae com 75% cada um. Os pais e avós foram os mais citados como transmissores de conhecimento sobre esses vegetais fitoterápicos, o que evidencia a transmissão de conhecimento entre as gerações. O uso desses vegetais nesta pesquisa é caracterizado por acreditarem que não faz mal a saúde e a maioria dos estudantes disseram ter em seus próprios quintais cultivares de algumas espécies, achando de fundamental importância ter uma horta medicinal também na instituição escolar. Constatou-se, portanto que apesar da faixa etária ser de 15 anos, já se conhece muitas espécies e tratamentos para cura dos males.
Palavras-chave: Etnobotânica, Plantas Medicinais, alunos do ensino médio.
Knowledge of High School Students from a State School of Tangará da Serra – MT about Medicinal Plants
ABSTRACT
The research objectives were to distinguish which plants are better known for high school students from a Peripheral State School of Tangara da Serra municipality, and resort to the use of plant species with alternatives, with the motives that lead to the use and such as learned knowledge. Through the qualitative approach, 32 students were interviewed through semi-structured questionnaires, characterizing 59% female and 41% male, which prevailed with 90% of 1st year students. 62.5% of respondents use medicinal plants in their daily lives, and who do not use 37.5%, 12.5% had seen results in others. Also 62.5%, up five known plants considered medicinal. Were mentioned 24 families and 187 species, of which the plants most cited were: the mint family Lamiaceae and Bilberry family Laminaceae with 75% each. Parents and grandparents were the most commonly cited as transmitters of knowledge about these herbal plants, which shows the transmission of knowledge between generations. The use of these vegetables in this research is characterized by a belief that does not harm health and most students said they had in their own backyards cultivars of some species, thinking of fundamental importance to have a medicinal garden also in educational institutions. It was found, so that despite the age being 15 years old, already knows many species and treatments to cure illnesses.
Key-words: Ethnobotany, Medicinal Plants, high school students.