AS TRANSFORMAÇÕES EM ÉPOCA DE PANDEMIA E O TRABALHO HOME OFFICE: UM ESTUDO COM GESTORES E TRABALHADORES DE EMPRESAS
Este artigo teve o objetivo de analisar a adaptação ao trabalho home office, imposto pela pandemia da COVID-19, na visão de trabalhadores e gestores de empresas. Para tanto, fez-se uso de dados secundários, com o levantamento da literatura em busca de definições, classificações e temas correlatos ao home office, bem como de dados primários por meio de instrumentos de coleta de dados já existentes, para adaptação à realidade do trabalho em tela, e sua aplicação. Os trabalhadores avaliaram seu desempenho no home office como ‘muito bom’. Dentre os resultados dos três gestores entrevistados, dois gestores das empresas desenvolvedoras de software não formalizaram o contrato ou aditivo contratual referente ao home office, bem como não implantaram sistema para controle de Ponto. Já, o gestor da empresa de consultoria, que teve seu boom de crescimento durante a pandemia, iniciou a relação trabalhista via modalidade home office e, portanto, buscou assessoria especializada em direito trabalhista e especificidades desta modalidade laboral. Como oportunidades para trabalhos futuros, uma das sugestões seria aumentar o período de disponibilização do questionário e buscar respostas em maior escala; outra possibilidade, seria realizar um levantamento apenas com trabalhadores e gestores que aderiram ao home office, especificamente, no segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).