As presenças na ausência: contextos de uma instituição educacional sem professores
RESUMO:
Este trabalho apresenta uma análise a respeito dos contextos que se relacionam à ausência de professores na Universidade 42, instituição educacional cujo modelo pedagógico é totalmente focado no ensino e na aprendizagem realizado pelos próprios alunos, por meio da gamificação, dispensando-se a figura do professor. Inicialmente, realizou-se uma discussão sobre os contextos e as representações da docência a partir da contribuição de diferentes teóricos. Depois, são apontadas possíveis respostas à pergunta "que é um professor?" em contextos históricos diversos, diferenciando o ensinar como vocação, ofício e profissão. Em seguida, buscou-se analisar possíveis classificações e tipologias sobre os conhecimentos, competências e saberes necessários ao exercício da docência, relacionando-os ao contexto da Universidade 42.
Palavras-chave: profissionalidade docente, identidade docente, inovação
ABSTRACT:
This article presents an analysis of the contexts that relate to the absence of teachers at 42 University, an educational institution whose pedagogical model is totally focused on teaching and learning performed by the students themselves, through gamification, dispensing with the figure of the teacher. Initially, we held a discussion about the contexts and representations of teaching from the contribution of different theorists. Then possible answers to the question "who is a teacher?" in different historical contexts, differentiating teaching as vocation, craft and profession. Then, we sought to analyze possible classifications and typologies about the skills and knowledge necessary for teaching, relating them to the 42 University context.
Keyword: teaching professionality, teaching identity, innovation