AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: UM OLHAR A PARTIR DOS GESTORES E OFICINEIROS.
RESUMO: Em toda a atividade profissional e acadêmica, em todas as etapas da vida, há necessidade de parar e refletir sobre os diversos momentos de aprendizado que vivenciamos, cada um deles tem sua relevância e importância para o crescimento acadêmico e profissional. Esse artigo faz uma reflexão dos estudos propostos no “Seminário Avançado de Políticas de Formação de Professores” que discutiu os processos e contextos das Políticas Públicas atuais, mostrando as leis e metas que foram criadas pelos governos para melhorar a educação; entre eles o “Programa Mais Educação” objeto de estudo desse artigo, assim como o desafio da educação integral nesse processo, a partir do olhar dos oficineiros que se deu via questionário aberto realizado em cinco municípios do Rio Grande do Sul, por meio eletrônico. O olhar dos gestores sobre o programa foi identificado no “encontro experiências de escola em tempo integral” realizado na Universidade Federal de Pelotas no mês de novembro, que contou com a participação de 25 gestores de Pelotas e região, mais representantes da 5º CRE e Coordenação da SEDUC. A análise dos dados mostra que o Programa Mais Educação apresenta problemas de ordem estrutural que precisam ser superados para que haja sucesso na implantação da escola em tempo integral.