21/08/2014

Aproximações da Realidade da Educação Teológica Batista no Brasil em Nível Superior

O objetivo desse artigo é descrever parte da realidade em que se apresentam os cursos de graduação em Teologia no Brasil, mais especificamente nas instituições de denominação batista. A Educação Teológica em nível superior merece atenção nos dias de hoje, não somente por serem mais de 100 cursos oficializados no Brasil a partir do Parecer CES 241/99] desde 1999, mas também porque esse fenômeno traz significativas mudanças no perfil de gestão das instituições bem como no perfil dos atores a elas vinculados: direção, coordenação, professores, funcionários e alunos.A palavra ‘mudança’ pode ser mencionada como um forte tema do atual século. Para o homem chamado de Pós-moderno, acompanhar as mudanças constantes na sociedade torna-se ferramenta de sobrevivência, pois o mundo se configura e se transfigura em novas formas de concepção. As mudanças afetam a vida pessoal e profissional como também a educação, as práticas educativas e, no caso em questão, a Educação Teológica. Gatti afirma que em meio a períodos de constantes mudanças, incertezas e desestruturações, a pesquisa em educação se apresenta com “desafios consideráveis para a compreensão das tessituras das relações no ensinar e no aprender, na heterogeneidade contextual em que essas tessituras se fazem” (GATTI, 2005, p. 606).

 

[1] O Parecer CES 241/99 delibera sobre a oficialização dos cursos de Teologia.

 

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Volume/Edição

Autores

  • Madalena de Oliveira Molochenco

Páginas

  • a

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Educação Teológica Batista

Dados da publicação

  • Data: 21/08/2014
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