ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA COMO POSSIBILIDADE PARA A ANÁLISE EM PESQUISAS QUALITATIVAS: UM EXEMPLO PRÁTICO
Neste pequeno artigo compartilho o modo como operei com a Análise Textual Discursiva (ATD) em uma revisão de literatura sobre a reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017), apresentando-a como uma possibilidade metodológica para a análise em pesquisas qualitativas de revisão bibliográfica cujo objetivo é a construção do estado do conhecimento de um determinado tema. Trabalhei com a Análise Textual Discursiva em minha pesquisa de monografia, intitulada A reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017) no contexto da gestão educacional, 2020, desenvolvida no âmbito do Curso de Especialização em Gestão Educacional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Minha questão de pesquisa perguntou pelos enunciados que emergem de produções do campo acadêmico sobre a reforma do ensino médio, imposta pela Medida Provisória 746/2016 e instituída pela Lei 13.415/2017. Seu objetivo foi mapear e problematizar os enunciados produzidos em artigos científicos, sobre o tema em questão. A materialidade resultou de uma busca sistemática pela literatura, a partir de alguns descritores pré-definidos e aplicados em portais de busca, bem como de recortes e critérios de seleção do material encontrado.