06/08/2018

Análise sobre a CTS na BNCC segunda versão enquanto construção e desconstrução da temática face a políticas públicas

Neste trabalho, o objetivo principal foi mapear a Base Nacional Comum Curricular referente aos elementos que caracterizam o enfoque CTS. Com isso, foram realizadas leituras e análises na área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio (Biologia, Física e Química). A partir da análise realizada, emergiram com o uso da metodologia ATD, uma categoria geral e três subcategorias. A partir dos resultados obtidos, foi possível detectar que as orientações referentes ao Ensino Fundamental apresentam uma maior preocupação com as inter-relações da tríade CTS se comparado com o Ensino Médio, que demonstrou maior importância com relação aos conhecimentos científicos e tecnológicos (CT), bem como apresentou maior ênfase aos produtos desenvolvidos pelos mesmos. Com relação a abordagem da cidadania presente na BNCC segunda edição (2016), verificamos que a Biologia e a Química fazem menção a cidadania, porém na Física não encontramos nenhuma alusão.

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Volume/Edição

Autores

  • LIMA, Ana Paula Santos de; KRAISIG, Ângela Renata; SULZBACH, Ana Cristina; SILVA, Rodrigo Couto Corrêa da

Páginas

  • 1 a 12

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • CTS, BNCC, Ciências da Natureza, ensino fundamental, ensino médio

Dados da publicação

  • Data: 06/08/2018
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