Análise sobre a CTS na BNCC segunda versão enquanto construção e desconstrução da temática face a políticas públicas
Neste trabalho, o objetivo principal foi mapear a Base Nacional Comum Curricular referente aos elementos que caracterizam o enfoque CTS. Com isso, foram realizadas leituras e análises na área de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio (Biologia, Física e Química). A partir da análise realizada, emergiram com o uso da metodologia ATD, uma categoria geral e três subcategorias. A partir dos resultados obtidos, foi possível detectar que as orientações referentes ao Ensino Fundamental apresentam uma maior preocupação com as inter-relações da tríade CTS se comparado com o Ensino Médio, que demonstrou maior importância com relação aos conhecimentos científicos e tecnológicos (CT), bem como apresentou maior ênfase aos produtos desenvolvidos pelos mesmos. Com relação a abordagem da cidadania presente na BNCC segunda edição (2016), verificamos que a Biologia e a Química fazem menção a cidadania, porém na Física não encontramos nenhuma alusão.