Análise de Políticas de Integração Curricular Para a Educação Técnica Integrada ao Ensino Médio
RESUMO
Esta pesquisa busca desenvolver um estudo sobre algumas perspectivas e potencialidades no processo de integração curricular nos cursos de modalidade técnica integrada ao ensino médio. Para tanto, propõe-se uma análise sobre as concepções de currículo que orientam a organização do trabalho docente. O desenvolvimento desta pesquisa justifica-se pelos desafios e dificuldades diárias que docentes, gestores e estudantes enfrentam na construção de uma educação efetivamente integral, conforme os pressupostos democráticos que orientam a proposta de integração nas normativas em vigência. Trata-se de um estudo qualitativo que se sustenta nas contribuições das teorias educacionais desenvolvidas por Apple, Beane e Stephen Ball; da teoria discursiva de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e, para análise dos dados empíricos que serão gerados, será utilizada a Análise Crítica do Discurso (ACD). A parte empírica do estudo consistirá na geração de dados, a partir dos discursos dos professores vinculados ao trabalho com a modalidade integrada por meio de momentos de interação orientados pela técnica de entrevista semiestruturada. Espera-se como resultado a geração de oportunidades para o desenvolvimento de currículos efetivamente integrados que se sustentem em propostas engajadas com a redução das desigualdades sociais, oferecendo meios de acesso, permanência e sucesso escolares para os estudantes. Considera-se que a integração curricular está ligada ao conceito mais amplo de educação democrática. Portanto, parte dos problemas reais que incitam a participação dos estudantes na exposição das suas próprias experiências com vistas à produção de um currículo justo que se abre à amplitude e apelo às práticas democráticas, configurando-se como um aspecto crucial da concepção do currículo.
Palavras-chave: Educação básica e profissional. Análise discursiva. Integração curricular. Trabalho docente. Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.