ANÁLISE DAS GRADES CURRICULARES DE CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO, EM UMA MICRO REGIÃO DO SUL DE MINAS GERAIS
Marcela de Oliveira Lima
Graduada em Educação Física na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Yvan Fernandes Vilas Boas
Professor do Departamento de Educação Física na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Coordenador do curso de Educação Física na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Mestrando em Sistema de Produção na Agropecuária pela na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Giuliano Roberto da Silva
Professor do Departamento de Educação Física na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Professor do Departamento de Educação Física na Faculdade Presbiteriana Gammon, FAGAMMON – Alfenas - MG, Brasil.
Professor do Departamento de Educação Física no Centro de Ensino Superior de Minas Gerais - CEMES – Alfenas - MG, Brasil.
Doutor em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca – UNIFRAN – Franca – SP, Brasil.
César Augusto Costa Rodrigues
Professor do Departamento de Educação Física na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Vale do Sapucaí – UNIVÁS – Pouso Alegre – MG, Brasil.
Marcelo Rodrigo Tavares
Professor do Departamento de Educação Física na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas - MG, Brasil.
Doutor em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo – USP – São Paulo – SP, Brasil.
Cassiano Merussi Neiva
Prof. Adjunto Livre Docente da Faculdade de Ciências da UNESP.
Coordenador do Laboratório de Metabolismo e Fisiologia do Esforço (MEFE).
Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra
Diretora de Graduação na Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS – Alfenas – MG, Brasil.
Doutora em Promoção de Saúde pela Universidade de Franca – UNIFRAN – Franca – SP, Brasil.
RESUMO
O profissional Bacharelado passou a ter a prerrogativa de atuar na promoção de saúde e nas diversas manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade a busca por um estilo de vida ativo e saudável do indivíduo ou população, estando impedido de atuar na educação básica. São inúmeras opções onde cada profissional deve observar onde ele se encaixa melhor para exercer sua profissão. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de cursos de educação física bacharelado, tendo como referência, suas grades curriculares e ofertas de disciplinas em uma microrregião do sul de Minas Gerais. Em relação à metodologia usada o estudo tem caráter exploratório, onde foram analisados os conteúdos didáticos pedagógicos da grade curricular, de 6 Instituições de Ensino Superior (IES), que disponibilizam o curso de Bacharel em Educação Física em uma microrregião do sul de Minas Gerais. As disciplinas analisadas foram: Biológica e do Corpo Humano, Técnico Instrumental, Estágios Curriculares, Relação Ser Humano Sociedade, Produção do Conhecimento Científico e Tecnol., Cont. Complementares, Didático Pedagógico e Culturais do Movimento Humano. Observou-se que apesar de existir uma lei que rege e regulamenta a formação do discente em bacharel em Educação Física, existem ainda muitas interpretações e formas distintas de propor esta formação, o que de certa forma dificulta uma unidade em torno da profissão.
Palavras-chave: IES; Educação Física; Bacharelado; Grade Curricular; Minas Gerais.
ABSTRACT
The bachelor professional takes the prerogative to act in health promotion and various manifestations of physical activity and sport, tendon in order to search for a lifestyle active and healthy make individual or population, being prevented from acting in basic education. There are numerous options where each professional must observe where it fits better paragraph exercise your profession. So, the present work is to analyze how proposals physical education courses, reference having as your course notes and offers disciplines in a micro-region in southern Minas Gerais. In relation to the study methodology used has exploratory character, where were analyzed content didactic teaching the curriculum of 6 higher education institutions, que offer the course bachelor of physical education in a micro-region in southern Minas Gerais. As subjects analyzed were: Biological and Human Body, Instrumental Technician Curriculum Training, Human Relations Society of Scientific Knowledge Production and Techno., Cont. Complementary, Educational and Cultural Teaching of Human Movement. There was que despite a law que governs and regulates the formation of the student in bachelor of physical education, there are many interpretations and proportionality of different forms this formation, which in a way hinders a unit around the profession.
Keywords: IES. Physical Education. Minas Gerais. Curriculum Frameworks.
INTRODUÇÃO
Trabalhando com dois pilares sociais: saúde e educação, a Educação Física é uma área de conhecimento que tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano.
Tal área permite ao bacharel o desenvolvimento de ações relacionadas à orientação de atividades físicas, à coordenação técnica de esportes e à implementação de programas de recreação e lazer.
Com o crescente campo de atuação da Educação Física no país, foi necessária uma divisão na área entre Licenciatura e Bacharelado, ocorrida em março de 2004.
A área de atuação é muito ampla, pois o profissional formado em Educação Física tem como principais áreas de atuação as academias, clubes, hotéis, escolas de esportes, clubes esportivos, acampamentos, centros de treinamento esportivo de alto nível, equipes de PSF (Programa de Saúde da Família) e Spas. Podendo ainda ser Personal Trainer e também atuar em estabelecimentos de ensino, incluindo uma carreira universitária. Ou seja, são inúmeras opções onde cada profissional deve observar onde ele se encaixa melhor para exercer sua profissão¹.
O profissional Bacharelado passou a ter a prerrogativa de atuar na promoção de saúde e nas diversas manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade a busca por um estilo de vida ativo e saudável do indivíduo ou população, estando impedido de atuar na educação básica².
O curso passou a ter uma duração de quatro anos e uma carga horária de 3200 horas, sendo que o estágio e atividades complementares não deverão exceder a 20% da carga horária total do curso³.
Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar as propostas de cursos de educação física bacharelado, tendo como referência, suas grades curriculares e ofertas de disciplinas em uma micro região do sul de Minas Gerais.
MÉTODOS
O estudo de caráter exploratório, onde foram analisados os conteúdos didáticos pedagógicos da grade curricular, de 6 Instituições de Ensino Superior, que disponibilizam o curso de Bacharel em Educação Física em uma micro região do sul de Minas Gerais.
Toda as grades, estão disponíveis a todo e qualquer interessado, através do site da instituição gratuitamente.
As disciplinas foram classificadas, segundo orientação do MEC para a fomentação do PPC, seguindo a seguinte divisão: Biológica e do Corpo Humano, Técnico Instrumental, Estágios Curriculares, Relação Ser Humano Sociedade, Produção do Conhecimento Científico e Tecnol., Cont. Complementares, Didático Pedagógico e Culturais do Movimento Humano.
Os dados foram tabulados no programa Excel®, versão 2013 e foi aplicada estatística descritiva básica. Os resultados foram colocados em gráficos, onde cada IES foi denominada por uma letra e teve seu gráfico próprio, com todas as disciplinas de sua grade, distribuídas em porcentagem.
RESULTADOS
Os resultados foram demonstrados através de 6 gráficos, onde cada um representa uma IES.
Gráfico 1. Análise da grade curricular do curso de Educação Física bacharel na IES “A”.
Gráfico 2. Análise da grade curricular do curso de Educação Física bacharel na IES “B”.
Gráfico 3. Análise da grade curricular do curso de Educação Física bacharel na IES “C”.
Gráfico 4. Análise da grade curricular do curso de Educação Física bacharel na IES “D”.
Gráfico 5. Análise da grade curricular do curso de Educação Física bacharel na IES “E”.
Gráfico 6. Análise da grade curricular do curso de Educação Física bacharel na IES “F”.
DISCUSSÃO
De acordo com os gráficos de cada IES, observou-se que há uma equiparação de disciplinas da área biológica, variando de 17,02% a 21,57%, visto que é fundamental pontuar que a Educação Física é muito mais do que cuidar de músculos e ossos, e sim com o ser humano, que está envolvido num contexto social. O profissional da área não pode tratar do ser humano apenas do ponto de vista biológico, no seu espaço de atuação, é possível observar que quando uma pessoa procura uma academia de ginástica, por exemplo, ela tem necessidades diferentes, como de lazer, de saúde, de socialização, entre outros. Por isso, é preciso pensar que a ação desse profissional está ligada, principalmente, nas áreas biológicas, humanas e sociais.
O mesmo não acontece com as atividades complementares, onde 33% das IES, não contemplam em suas grades nenhuma atividade desta natureza, como no caso da IES “D” e IES “E”, sendo que tais atividades são de suma importância para os estudantes, já que visam incrementar e contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para sua formação. Para curso de Educação Física considera como atividades complementares: estágios extracurriculares relacionados à área do curso; participação em seminários, congressos, cursos online, cursos presenciais, oficinas, palestras, pesquisa e extensão relacionados à área da Educação Física, entre outros4,5. Apenas 2 IES as possuem em uma quantidade observável.
Um equilíbrio é observado, quando analisada a presença de disciplinas técnicas, que perfazem boa parte da CH total dos cursos, variando de 41,83% a 55,18%, ou seja, se mostrando essencial para concretização do curso, onde irá se aprender técnicas distintas para melhor atuar em sua área.
Observa-se que apenas duas IES, apresentam disciplinas de cunho cultural (2% do total de CH), sendo estas as IES “A” e IES “F”, com 1,75% e 1,81% respectivamente. A Educação Física é oferecida na escola há muitos anos, sua prática foi calçada em ginástica e recreação e os objetivos definidos eram voltados para a construção de uma cultura que levasse o aluno a entender a importância daquela prática, sendo ainda vista desse modo, com algumas evoluções, para contribuição de quem a vivencia6.
As disciplinas didáticas apresentaram um peso muito pequeno na representação total de CH (0 - 10%), sendo que as IES “B” e IES “E” não apresentam tal disciplina. A didática vem assumindo nas práticas pedagógicas da Educação Física escolar, ou seja, o campo da didática permite várias aproximações a partir de bases teóricas distintas e, muitas vezes, até contraditórias7.
O mesmo panorama das de cunho científico, variando de 3,50% a 8,62%, ou seja, ocorrem diferenças significativas de uma IES para outra.
CONCLUSÃO
Portanto, apesar de existir uma lei que rege e regulamenta a formação do discente em bacharel em Educação Física, existem ainda muitas interpretações e formas distintas de propor esta formação, o que de certa forma dificulta uma unidade em torno da profissão.
No presente estudo, esta diferenciação, foi vista quando analisadas IES de uma mesma região,isto é, com uma mesma cultura provavelmente.
REFERÊNCIAS
1.UNIFENAS. Educação Física. 2006. Disponível em:< https://www.unifenas.br/educacaofisica.asp> Acesso em 20 out 2016.
2. CREF06/MG- CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Documentos e Legislação. 2004. Disponível em:< http://www.cref6.org.br/interna.asp?codTexto=8> Acesso em 14 outubro 2016.
3. MARTINS, M.L.I. Carga Horária Do Curso De Bacharelado Em Educação Física. 2009. Disponível em:< http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3789> Acesso em 10 setembro 2016.
4. McARDLE WD, KATCH FI, KATCH VL. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano (3.ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.
5. OLIVEIRA, Vitor Marinho. O que é Educação Física. São Paulo: Brasiliense, 1983.
6. PLOWMAN SA AND SMITH DL (1997). Exercise Physiology: For Health, Fitness, and Performance. Boston, MA: Allyn and Bacon.
7. THOMAS, Alexander. Esporte: introdução à psicologia. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.