13/08/2014

Abordagem Pedagógica para Um Sistema de Medidas Utilizado no Sertão Pernambucano: Litro, Cuia e Saca

O presente artigo propõe uma abordagem pedagógica para um sistema de medidas utilizado no sertão de Pernambuco, retomando as discussões dos etnoconhecimentos propostos originalmente por Lima; Nascimento e Santos (2005). Nessa abordagem focamos no trabalho com a Matemática Escolar, discutindo a concepção da Etnomatemática, como campo de conhecimento da Educação Matemática, trabalhando a visão de “ticas de matema”, descrita por D´Ambrósio (1993), de alguns comerciantes do município de Tacaratu em Pernambuco. A partir dessa discussão, propomos uma compreensão do conhecimento matemático a partir do ponto de vista cultural e de como, a partir dele, podemos agir sobre nossa realidade com intuito de transformá-la ou preservá-la a partir do trabalho com a Matemática em sala de aula.

Baixar artigo

Volume/Edição

Autores

  • LIMA, Jorge Antônio; NASCIMENTO, Zita Maria da Silva; SANTOS, Ernani Martins dos

Páginas

  • a

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Sistema de Medidas;, Etnomatemática;, Matemática Escolar

Dados da publicação

  • Data: 13/08/2014
Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×