A SUPERVISÃO ESCOLAR JUNTO A FAMÍLIA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA
Este trabalho é realizado a partir de pesquisa bibliográfica e objetiva oferecer parâmetros para a discussão do problema da indisciplina escolar como fator de comportamento lidado pelo Supervisor Escolar elucidando as suas principais causas e, dentre elas, as advindas da família. Os efeitos da situação familiar podem refletir no ambiente escolar que é uma instituição formal de ensino onde se encontram os indivíduos das mais variadas classes sociais e consequentemente com características e predisposições diversas com relação à aprendizagem e ao comportamento social, perpassadas pelas relações familiares que exercem grande influência sobre as ações da criança na escola. Não se pode separar a criança/casa da criança/escola, pois, para muitas, a casa é a rua e o ambiente social é a violência. A família tem se mostrado inoperante ao exercer a sua função de educar esperando que a escola o faça, mas o ambiente escolar recebe normalmente muitas crianças e/ou jovens com problemas familiares gerados por agressões psicológicas e sociais. Por ser a família a primeira instituição social a qual a criança pertence e base para que ela desenvolva estruturas cognitivas apropriadas à aprendizagem e ao comportamento escolar, consideramos que a influência familiar é assunto que interessa diretamente à instituição escolar uma vez que ambas são responsáveis pela formação e transmissão de informações dos seres humanos, estando diretamente relacionadas aos problemas gerados pela indisciplina e suas consequências na aprendizagem da criança. A situação sócio-econômico-cultural é um fator importante dentre as causas dos problemas de aprendizagem, pois as famílias das escolas públicas são, em geral, de baixa renda e vivem em situações precárias. O desemprego, o subemprego, o alcoolismo, brigas, drogas e marginalidade são constantes no ambiente familiar de muitos alunos. Dessa forma, esses pais não têm condição de dar um suporte para a aprendizagem da criança em casa. Sendo assim, a escola necessita conhecê-los e dar conta desses alunos.
Palavras Chave: Educação, Supervisão Escolar, Família e Escola.