01/08/2018

A PROFISSÃO NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS INICIANTES E CONCLUINTES DE UM CURSO UNIVERSITÁRIO: UMA PESQUISA SURVEY

Com a constatação de que a noção de competências vem orientando à definição dos atuais perfis profissionais nas organizações, emerge o interesse em analisar a percepção dos alunos iniciantes e concluintes sobre o tema. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos alunos iniciantes e concluintes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina sobre as características do profissional contábil no mercado de trabalho. Como método de pesquisa, aplicou-se um estudo quantitativo, descritivo, pesquisa survey. Aplicou-se um questionário a uma amostra 185 alunos das fases iniciais e finais do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados desta pesquisa demonstram as percepções em relação à competência, o conhecimento, as habilidades, as atitudes e a identidade que um contador em relação à profissão contábil. Em geral, os resultados apontam para uma semelhança entre a percepção dos alunos iniciantes e concluintes do curso em relação às questões. Porém, em algumas situações é possível perceber que nem todas as características estão bem esclarecidas para todos os alunos participantes, tanto para os iniciantes, quanto para os concluintes. Deste modo, os resultados também demonstram que o curso de graduação em Ciências Contábeis auxilia na melhoria da percepção dos alunos em relação à identidade profissional, habilidades, conhecimentos e atitudes do profissional da área Contábil.

Baixar artigo

Volume/Edição

Autores

  • LEITE, Elizabeth Guesser; FLACH, Leonardo; MATTOS, Luísa Karam;

Páginas

  • 1 a 17

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

  • Contabilidade, Percepção dos alunos, Profissão Contábil

Dados da publicação

  • Data: 01/08/2018
Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×