A MOTIVAÇÃO COMO FATOR ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
A MOTIVAÇÃO COMO FATOR ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ozinei dos Santos Chaves1
1 - Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Estácio do Amazonas da cidade de Manaus. E-mail: ozinei.chaves@gmail.com. Telefone: (92)992174639
RESUMO
A presente pesquisa se funda no objetivo de discutir o aspecto motivacional como fator essencial no ato de ensinar e aprender. Para tal utilizou-se do método de revisão de literatura fundamentalmente alicerçada em teorias legítimas e consagrada na temática do próprio tema por meio de abordagem dialética e qualitativa. Conclui-se que para sentir motivado o ser humano precisa de uma ação, um motivo que o leve conquistar suas metas, seus objetivos da vida cotidiana. No processo educacional o professor é a peça chave nesse processo. O docente precisa estar motivado, estando motivado ele vai ter toda uma estrutura psicológica e pedagógica de motivar seus alunos em sala de aula.
Palavras-chave: Motivação. Ensino. Aprendizagem
MOTIVACIÓN COMO FACTOR ESENCIAL EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE
RESUMEN
Esta investigación se basa en el objetivo de discutir el aspecto de motivación como un factor esencial en el acto de enseñar y aprender. Para ello se utilizó el método arraigado fundamentalmente revisión de la literatura sobre las teorías legítimas y consagrado en el tema del sujeto mismo a través enfoque dialéctico y cualitativa. Se concluye que para sentirse motivados ser humano necesita una acción, una razón para tomar a conquistar sus metas, sus objetivos de la vida cotidiana. En el proceso educativo del maestro es la pieza clave en este proceso. Los profesores tienen que estar motivado, ser motivado que tendrá una estructura psicológica y pedagógica todo para motivar a sus alumnos en el aula.
Palabras clave: Motivación. Educación. Aprendizaje
1 INTRODUÇÃO
Em qualquer contexto social em que o indivíduo se encontra inserido seja familiar, escolar e profissional sempre existirão fatores motivacionais internos e externos que farão com que o indivíduo venha a ser motivado e ao mesmo tempo motive as outras pessoas ao seu redor.
Dessa forma, cada indivíduo possui maneiras de agir e de buscar aquilo que seja importante e significativo, uns agem pelos seus impulsos, outros são impulsionados a agir conforme ao ambiente em que estão inseridos, enquanto que outra parcela da sociedade age de acordo com os motivos de interesse, satisfação, realização pessoal e profissional, e isso graças a um apalavra conhecida como "motivação" se enquadra.
Do ponto de vista educacional a motivação se torna um fator essencial na prática do professor quando na busca do conhecimento do educando. Nessa pesquisa será discutida dialogicamente a motivação numa abordagem psicológica no intuito de compreender sua função e sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem.
A primeira parte desse estudo direciona-se aos fundamentos etimológico e vocabular da termologia motivação. Em seguida, encaminha-se a uma abordagem conceitual destacando as diversas teorias acerca do termo motivação. No último tópico discute-se a questão da relação da motivação ao processo de ensino e aprendizagem, ou seja, como fazer com que os alunos se sintam motivados a aprender.
2 COMPREENDENDO O TERMO "MOTIVAÇÃO"
Para iniciar a discussão será necessário que se faça uma análise etimológica e vocabular do termo motivação. Segundo o Consultório Etimológico da palavra motivação deriva do latim MOVERE, "deslocar, fazer mudar de lugar". A palavra provém dos termos latino MOTUS, "movido" e MOTIO, "movimento" (CONCEITO.DE/MOTIVAÇÃO).
A partir das abordagens anteriores relacionadas à etimologia e ao vocabular do termo compreende-se que a motivação partindo da ótica etimológica é como se o ser humano tivesse em um estado estático, parado, e de uma hora para outra tivesse que se deslocar, como se fosse de um time de futebol e tivesse que mudar para outro time movido por questões salariais, problemas de relacionamento, dentre outras.
Do ponto de vista vocabular o Dicionário Michaelis Online define a palvra motivação como (motivar+ação) 1ato de motivar. 2 Exposição de motivos. 3 Psicol Espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, de determinado um dado comportamento. 4 Sociol Processo de iniciação consciente e voluntária. Por meio da ótica vocabular a termo motivação tem a ver com o verbo motivar mais a palavra ação, assim sendo, o indivíduo é motivado a agir, como se ele tivesse em uma situação seja qual for, mas para sair dela tinha que tomar uma atitude.
3 CONCEPÇÕES SOBRE MOTIVAÇÃO
A motivação é, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para atingir algo e de lhe produzir um comportamento orientado, sendo assim, motivação é um impulso que leva a ação. O conceito de Motivação encontra-se associado à vontade e ao interesse. Vontade para fazer um esforço e alcançar determinadas metas (ALVES, 2013, p.15).
A partir dessas ideias a motivação conduz o indivíduo a agir, a sair de seu conformismo, agora para que o ser humano saia da situação que se encontra ele precisa ter vontade e o interesse de querer reverter o quadro, a situação e momento que está enfrentando para então alcançar suas metas, objetivos, seus anseio e sonhos, até porque não basta apenas sonhar é preciso correr, lutar e aproveitar as oportunidades que a vida nos oferece para que a gente conquiste tudo ou quase tudo que almeje.
A motivação tem seu lado tanto pessoal porque eu quero e preciso mudar, tem que partir da pessoa, mas é claro que às vezes precisamos de um "empurrãozinho" de alguém que estar ao meu redor, vai ter momentos que seremos motivados por outras pessoas, logo a motivação tem esse lado social e afetivo.
Dessa forma, [...] motivação torna-se sinônimo de entender como diversos organismos psicológicos funcionam, o que cada um precisa para satisfazer-se moral e pessoalmente, motivar é conduzir alguém à satisfação de sentir-se entusiasmado por algo ou alguém (SOUZA, Mundo Jovem um canal de ideias). A motivação pode ser considerada como um processo abrangente porque se desenvolve em varias instâncias de vida de um ser humano, somos motivados em nosso seio familiar, na escola, nas relações sociais com outras pessoas, no trabalho, em fim, em todos os contextos que estamos inseridos.
Diante da concepção de Schwartz (2014, p.18):
Motivação é palavra que muitas vezes utilizamos na tentativa de explicar/compreender o porquê de uma ação. É uma das respostas possíveis à pergunta referente aos motivos de determinado comportamento. Porém, as causas que podem determinar uma ação não são apenas motivacionais. As escolhas de atuação de uma pessoa podem ser explicadas/compreendidas também por determinantes sociais, cognitivos, afetivos [...].
4 DISCUTINDO A MOTIVAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Todo ser humano é motivado a fazer algo. Uns são mais motivados, outros são pouco motivados, e a outra parcela não possuem motivação alguma. No campo educacional não é diferente. Existem escolas, professores e instituições que de certa forma consciente ou inconsciente não se importam por questões de motivação no ato de ensinar e aprender. Diante disso, vem à pergunta: o que fazer para que o aluno adquira o interesse e se esforce em aprender?
Freire; Schor (1987) afirma que a motivação tem que estar e fazer parte sempre nas ações educativas, ainda ressalta que o professor é motivado quando está atuando, no ato de ensinar e de apreender. É bem verdade que no contexto escolar a motivação se torna tão quanto essencial tanto para docente quanto para o educando. Tanto um quanto o outro possuem papeis fundamentais para a harmonia do ambiente em que estão inseridos. Mas o professor como mediador e facilitador do processo precisa está motivado, estando motivado ele se torna a peça chave.
Em suma, o professor é a mais preciosa fonte de motivação em sala de aula [...] (FREITAS, Revista Brasil Escola). O mestre educador, antes de se tornar um motivador, deve sentir-se orgulhoso do que faz, produz, reproduz (SOUZA, Mundo Jovem um Jornal de ideias). "A função de um professor é instigar o estudante a te gosto e vontade de aprender, de abraçar o conhecimento" (ALVES, 2000).
O processo ensino/aprendizagem exige uma postura desafiadora frente às todas as questões que envolvem o ato de ensinar e aprender. Esse desafio inclui novas estratégias, ferramentas, recursos e meios necessários de inserção, apropriação de conhecimento, intervenção e busca em soluções para a própria transformação do contexto em os atores do processo estão envolvidos e inseridos.
Diante disso, Schwartz (2014) diz que uma motivação adequada em todo o processo de ensino e aprendizagem só vai de fato se concretizar, ou melhor, afirmado pela autora, “se manifesta quando existem, por parte dos alunos, indicadores de: interesse, envolvimento, esforço, concentração e satisfação” (Schwartz, 2008, p.18).
.Entretanto, para que se concretize tudo isso é preciso que os atores do processo educativo busquem os meios necessários na busca do novo, do interesse e da motivação tanto para os docentes quanto para os discentes. Dessa forma, Trilla (1996, p.17) ressalta há que se criar outros meios e entornos educativos complementares à escola para atender as demandas existentes, como também, o interesse do aluno pelo o aprender.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A partir das discussões desse estudo considera-se que a motivação é um processo de tomada de posição do indivíduo em meio às diversas questões que tenha que enfrentar, pra se sentir motivado o ser humano precisa de uma ação, um motivo que o leve conquistar suas metas, seus objetivos da vida cotidiana.
De um ponto de vista pedagógico a escola deve ser um espaço físico harmonioso e seguro. O professor como facilitador do conhecimento tem um papel fundamental o de criar um ambiente favorável onde os educandos possam se sentir acolhidos e mediados, mas para isso, o docente precisa estar motivado, estando motivado ele vai ter toda uma estrutura psicológica e pedagógica de motivar seus alunos em sala de aula.
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem. A alegria de ensinar. Ars Poética, 2000.
ALVES, Ironete da Silva. Motivação no contexto escolar: novos olhares. Serra: Faculdade Capixaba da Serra, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia. Disponível em: serra.multivix.edu.br. Acesso em: 21 de março de 2015.
CONCEITO. DE. Conceito de Motivação – o que é, definição e significado. Disponível em: http://www.conceito.de/motivacao. Acesso em: 20 de jun.2016.
FREITAS, Giuliano. Motivação e Educação escolar. Equipe Brasil Escola – Canal do Educador. Disponível em: http://www.meducador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/motivacao-educacao-escolar.htm. Acesso em: 03 de jun. 2016.
FREIRE, Paulo; SCHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MICHAELIS MODERNO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA ONLINE. Disponível em:http://www.michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palvra=motiva%E530. Acesso em: 20 de jun.2016.
SOUZA, Flaviano Batista. Motivação em Educação? Por onde começar? Mundo Jovem um Jornal de ideias. Disponível em: http://www.mundo jovem.com.br/artigos/motivacao-em-educacao-por-onde-comecar. Acesso em: 03 de jun.2016.
SCHWARTZ, Suzana. Motivação para ensinar e aprender: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TRILLA, Jaume. La educación fuera de la escuela. Barcelona: Editorial Ariel, S.A.,1996.