A MONITORIA NA DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA COMO RECURSO DE ENSINO: um relato de experiência
Objetivo: O presente estudo descreve a experiência vivenciada por uma acadêmica na condição de monitora da disciplina de Fisiologia Humana. Método: Caracteriza-se como um estudo descritivo de relato de experiência. A disciplina pertence ao núcleo comum dos cursos da área da saúde, sendo utilizada por alunos da Enfermagem, Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Biomedicina e Fisioterapia da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). A acadêmica monitora se manteve disponível ao longo de todo o semestre a fim de contribuir com o processo ensino-aprendizagem dos alunos juntamente com a professora ministrante da disciplina. Resultados: Dentre as ações destacaram-se, a organização e auxílio de grupos de estudo, facilitação da comunicação entre discentes e docentes, esclarecimento de dúvidas, desenvolvimento acolhimento aos acadêmicos, entre outras. Considerações finais: Concluiu-se que apesar da pouca procura pelo recurso a monitoria na disciplina de fisiologia humana é uma ferramenta eficaz e enriquecedora ao processo educativo, além de despertar a pró-atividades e a liderança aos alunos que a executam.