A Influência da Mídia nas Leis, Emendas, Projetos e Demais Medidas na Área Educacional: O Reflexo da Tragédia em Realengo - Rj
A Educação em nosso País, nela incluídas a Família, a Escola e a Sociedade, tem sido alvo de constantes chamadas na mídia por motivos que vão das condições precárias dos equipamentos públicos aos mais variados casos de violência escolar; neste aspecto, a legislação específica e as normas regulamentadoras da área educacional são questionadas, assim como a atuação de nossos legisladores, autoridades e gestores públicos em geral. Destacando o caso mais alarmante, ocorrido em 07 de abril de 2011, ‘a tragédia em Realengo’, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, buscamos identificar a existência ou não de impacto midiático sobre as ações de governo e o nível de sensibilização que os meios de comunicação exercem sobre os agentes políticos nas esferas governamentais. Utilizando pesquisa bibliográfica, com levantamento de fontes documentais sobre o fato, apresentamos um breve relato sobre a evolução das relações entre Educação, Mídia e Legislação, e demonstramos o poder de mobilização da imprensa, com seus impactos sociais e políticos, nacionais e internacionais. Os reflexos na proposição de medidas saneadoras, em consequência do caso em estudo, estão apresentados no último capítulo. Observamos que os resultados práticos são inversamente proporcionais ao grau da movimentação gerada pela mídia no âmbito federal, estadual e municipal. Tais resultados não podem ser considerados conclusivos, pois este trabalho foca um só evento e um período de análise de, aproximadamente, 90 dias antecedentes à tragédia e 45 posteriores. Fica, porém, a abertura para futuros estudos no mesmo campo, de maneira a identificar, efetivamente, se a mídia pode ser considerada como o Quarto Poder, ao reacender temas e fatos que caem no esquecimento com rapidez significativa, influindo positivamente na adoção de medidas legais para sanear os problemas, antecipando-se a tragédias anunciadas.