A GESTÃO DO PROCESSO DE PROGRESSÃO FUNCIONAL DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Considerada a gestão de processos em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), ressalta-se a relevância da gestão de seus processos, dentre eles os de avaliação de desempenho. Sob tal perspectiva, este estudo buscou verificar como ocorre a gestão do processo de avaliação de desempenho chamado “Processo de Progressão Funcional Docente” na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da descrição da percepção de integrantes da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) da Instituição. Em termos metodológicos, o estudo fez uso da abordagem qualitativa e, no que se refere à estratégia, trata-se de um estudo de caso. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a bibliográfica, documental, levantamento de campo e entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2014 e 2016. Os dados obtidos foram tratados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a gestão do processo de avaliação de desempenho em questão é parcialmente adequada e necessita de aperfeiçoamento. Nessa direção, foram feitas sugestões, tais como a definição e divulgação de um fluxograma, contendo todas as etapas e fases do Processo de Progressão Funcional Docente, a abertura de canal permanente de comunicação entre a CPPD e a Comunidade Universitária da UFSC e a readequação dos sistemas de informática utilizados.