A cultura corporal do movimento como conhecimento especifica da educação física através da abordagem multicultural.
Esta pesquisa teve como foco a perspectiva multicultural na educação física escola. Trazendo a reflexão de como o multiculturalismo pode contribuir para uma ressignificação do currículo da educação física direcionando ao respeito e as diversidades. No aspecto metodológico foram consultados livros e as bases cientificas de dados como o Google Acadêmico, Scielo. A partir de discutir como: multiculturalismo e cultura corporal contribuem para a motricidade. A partir do comportamento metodológico foi possível compreender que, é importante voltarmos no tempo para localizar o início, compreendendo onde tudo começou, como resultado de diferentes momentos históricos do pais, buscando influencias e significado para entender a educação física. E validar as diversas praticas corporal que são produtos reproduzidos pelos grupos sociais. Surgem as diferentes abordagens que tinha como objetivo de ser impor contra o modelo tecnicista esportivizado que predominava, surgem às abordagens desenvolvimentista, construtivista, psicomotora.... Atualmente a educação física está sendo discutida no âmbito das ciências sociais com os estudos na área de filosofia, sociologia, história... entendemos o movimento como forma de expressão e as práticas corporais com textos que vinculam significados da cultura. Validando as práticas corporais presentes na nossa cultura por intermédio da cultura corporal do movimento.