15/12/2014

A CPA e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na Faculdade Martha Falcão

A partir da Lei 10.861/2004, que instituiu o SINAES, a Comissão Própria de Avaliação – CPA passou a integrar a estrutura organizacional das IES, com autonomia de gestão. Face à experiência vivenciada na Faculdade Martha Falcão - FMF, de Manaus – AM, a qual vem desenvolvendo a autoavaliação desde sua instalação, o presente trabalho visa apresentar as inovações incrementadas e os resultados obtidos. Em funcionamento, desde 2000, com cerca de 3.300 alunos, a FMF possui 17 cursos entre bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia, a maior parte nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Com a finalidade de supervisionar, conduzir, executar e divulgar os processos e resultados de avaliação interna, abrangendo todos os segmentos da comunidade acadêmica, a CPA tem exercido papel fundamental para consolidar a cultura de avaliação. Consoante com as diretrizes legais, a FMF vem realizando avaliações de maneira sistemática, fomentando a discussão interna sobre a gestão institucional e condicionando a tomada de decisões. O processo avaliativo e a permanente discussão a respeito de seus efeitos sobre a qualidade das aulas e do desempenho acadêmico acarretaram uma reflexão sobre a ampliação do escopo de atuação da CPA, para além da aplicação de instrumentos de avaliação quantitativa e qualitativadas condições gerais do processo de ensino e aprendizagem. O estudo, respaldado em literatura referente à qualidade de ensino e eficácia de aprendizagem, no contexto da sociedade do conhecimento e do avanço tecnológico, em particular Hargreaves(2002), Freitas (2009), Christensen (2009), Meirieu (1998), Cunha (1998) e Preedy (2006), Day (2004), Lemov (2011), implicou a proposta de readequação do projeto de avaliação institucional. Em 2009, iniciou-se um processo de ampliação das atividades da referida comissão, abrangendo, a partir de então, o processo de avaliação do ensino e aprendizagem. Foram criadas Câmaras Assessoras, com função precípua de analisar e qualificar os instrumentos de avaliação de aprendizagem e práticas pedagógicas. Com a denominação de Núcleo de Qualidade em Processos Avaliativos (NQPA) e Núcleo de Qualidade em Práticas Pedagógicas (NQPP), respectivamente, esses órgãos auxiliares têm representantes dos cursos da IES e são coordenados pela CPA. Foram desenvolvidos e aplicados instrumentos de avaliação específicos para essas dimensões. Como resultados aponta-se maior interação da comunidade docente, implementação de programas de capacitação contínua para professores, elaboração de manuais de orientação didática, melhoria dos processos supramencionados, maior comprometimento de alunos e docentes com processos de avaliação interna e externa, e, como indicador externo, melhoria nos resultados em exames de ordem e ENADE. O processo em andamento e constante revisão têm conseguido agregar um conjunto cada vez maior de docentes nas ações de capacitação contínua. Espera-se aprimorar o processo de avaliação e consolidar estratégias diferenciadas de metodologia e de avaliação de ensino e aprendizagem, paralelamente às ações tradicionais de autoavaliação institucional.

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Volume/Edição

Autores

  • OLIVEIRA JR, Manoel Carlos de; LIMA, Helena Rosa Vieira; REBELO, Luíza Maria Bessa

Páginas

  • a

Áreas do conhecimento

  • Nenhuma cadastrada

Palavras chave

Dados da publicação

  • Data: 15/12/2014
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